António Faria Vieira, artesão felgueirense, é um dos finalistas na categoria ‘Grande Prémio Carreira’, inserida no Prémio Nacional do Artesanato 2017 promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O Município de Felgueiras reconhece o mérito deste artesão e apela ao voto dos felgueirenses e demais apreciadores da obra de António Faria Vieira.
O artesão de 64 anos, natural de Refontoura, foi marceneiro de profissão e construtor de instrumentos musicais nos tempos livres, desde a meninice. A partir de 1990, dediciu dedicar-se à construção de cordofones (instrumentos de cordas), tendo participado em diversos concursos e vencido vários prémios desde então. É um dos grandes divulgadores e apreciadores dos instrumentos tradicionais: cavaquinho, viola braguesa, amarantina, beiroa, toeira, campaniça, guitarras de Lisboa, do Porto e de Coimbra, para além de alguns instrumentos de sua própria criação.
É neste sentido que António Faria Vieira é nomeado para o ‘Grande Prémio Carreira’, um prémio em que se reconhece o conjunto de uma trajetória e de uma obra consolidada no artesanato tradicional ou no artesanato contemporâneo, onde pontuam a qualidade e prestígio alcançados, bem como o contributo para a cultura e promoção das artes e ofícios.
A votação decorre até 25 de novembro em https://certvote.com/mballot/262110/registration. Não é obrigatório votar em todas as categorias. O resultado final, e a correspondente entrega dos prémios, será conhecido em cerimónia pública e solene cuja data e local serão oportunamente divulgados.