Início Braga Celorico de Basto Homenagem póstuma ao padre Joaquim José Alvares de Moura em Celorico de Basto

Homenagem póstuma ao padre Joaquim José Alvares de Moura em Celorico de Basto

0
Homenagem póstuma ao padre Joaquim José Alvares de Moura em Celorico de Basto

População da freguesia de Infesta, arciprestado e Município de Celorico de Basto juntaram-se, no dia 19 de novembro, para recordar e homenagear o padre Joaquim Jose Alvares de Moura, que faleceu em 1881. As cerimónias de homenagem foram presididas pelo bispo emérito de Portalegre – Castelo Branco, D. Augusto César Alves Ferreira.

Nascido na freguesia de Infesta, no concelho de Celorico de Basto, Joaquim José Alvares de Moura, ordenou-se padre em 1843 e foi reconhecido como sendo um padre “zeloso, com grandes dotes para a oratória e que dedicou grande parte da sua vida ao apostolado. Fundou a confraria do Imaculado Coração de Maria e dois colégios, um para rapaz e outro para raparigas em Sta. Quitéria- Felgueiras”.

“É com muita honra que participo nas celebrações de homenagem a um ser humano que dedicou a sua vida a grandes feitos, um homem que zelava pelo bem-estar dos mais pobres, que fazia obras para melhorar as suas condições de vida, e que contribuiu para o crescimento da nossa terra. Um homem que merece se recordado, homenageado e visto como um exemplo” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Também o Padre Provincial José Maria Gomes Pereira, persente nas cerimónias, falou da vida e da obra do padre Joaquim José Alvares de Moura dizendo que foi um homem que “que tão bem soube servir a sociedade e a igreja. Era um missionário incansável que percorreu o norte do país, em mais de 250 missões, construiu dois colégios, fundou a confraria do Imaculado Coração de Maria de Sta. Quitéria, sabia falar aos corações recolhendo fundos pela sua forma de acolher boas vontades à volta de grandes causas”.

As cerimónias de homenagem incidiram numa eucaristia com a presença do arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa, e os párocos do arciprestado, outras edilidades convidadas, e a comunidade local. Durante a eucaristia, D. Augusto César, mostrou-se agradado com “tão justa homenagem a um padre que dedicou a sua vida ao apostolado, aos pobres, aos desamparados. Um padre com visão que deu o melhor de si à igreja e à comunidade”.

Durante as cerimónias foi descerrada uma placa evocativa, nos jardins da igreja da paróquia de Divino Salvador de Infesta, dedicada a tão ilustre Celoricense, o padre Joaquim José Alvares de Moura, uma oferta do Município de Celorico de Basto.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui