O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela abre as suas portas à comunidade no próximo sábado, dia 25 de novembro, naquele que é um convite alargado para visitar e conhecer as suas exposições, mas também para descobrir a biodiversidade do seu parque verde, no coração da cidade de Seia.
Para quem não conhece, mas também para quem já visitou, o Dia Aberto é sem dúvida uma oportunidade única para conhecer o CISE e a região, seja pela possibilidade de visitar gratuitamente a área expositiva, mas também pelo conjunto de atividades, que nos desafiam a olhar a montanha sob um outro prisma.
As visitas guiadas às salas de exposições acontecem às 10h30, às 14h30 e às 16h00, e proporcionam um percurso virtual à serra da Estrela, naquele que é o início de uma viagem mais alargada ao mundo da fauna e da flora da região.
Na sala de exposições permanente, alusiva ao espaço e ao território, são apresentados, de forma atrativa em diferentes suportes expositivos, diversas áreas do conhecimento que integram aspetos científicos, didáticos e lúdicos, relativos ao planeta Terra, à região Centro de Portugal e à serra da Estrela.
Já na sala Património e Natureza, atualmente dedicada às “Lagoas da Estrela – água, energia e biodiversidade”, é retratada a biodiversidade associada às lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroeléctrico da Serra da Estrela (SHSE), destacando a singularidade da biodiversidade de invertebrados que ocorrem na área e dando a conhecer o processo de produção de energia, a sua relevância atual e histórica, promovendo a reflexão sobre o uso racional da energia e dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente e a biodiversidade.
Às 10h30 também se inicia a visita guiada ao espaço exterior do CISE, o principal espaço arborizado da cidade, com a finalidade de os participantes conhecerem e explorarem a biodiversidade aí existente. Esta atividade está limitada a 15 participantes e carece de inscrição prévia.
O programa durante a tarde inicia-se com a apresentação, às 14h30, dos dois desenhos a ponta de feltro sobre papel oferecidos ao Município de Seia / CISE por Eduardo Nery, autor das obras executados em 1960 e inspirados nas paisagens da serra da Estrela, um deles representando as massas graníticas presentes na área dos Piornos, e o outro as peculiares formas colunares, localmente designadas de “queijeiras”, que se encontram na envolvente do covão do Boi.
Posteriormente, às 15h30, está programada a abertura da XV Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE – “Cenários da Estrela”, de António Correia, com a presença do autor senense. A exposição Cenários da Estrela reúne um conjunto de fotografias registadas em diapositivo, na década de 1990. Além de ilustrar alguns dos mais característicos cenários serranos, inclui memórias de uma ruralidade hoje esquecida.
Uma hora depois, proceder-se-á à entrega dos prémios do concurso de XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela. As fotografias vencedoras, assim como uma seleção de imagens dos vários participantes, estão expostas no CISE até ao final do ano.
O Dia Aberto termina com uma Conversa fotográfica, às 17h, com a presença do fotógrafo de natureza João Cosme. A montanha através da objetiva, este será o mote desta tertúlia, onde será abordada a perspetiva do fotógrafo sobre o mundo natural.
Criado pelo Município de Seia em 2000, o CISE funciona na quinta do Carvalhal desde março de 2007, área ambiental com cerca de três hectares dotada de um conjunto de equipamentos recreativos, didáticos e científicos que lhe permite oferecer serviços únicos na região, uma estrutura ambiental de referência para toda a Estrela.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech