O IV Simpósio Internacional Fusões no Cinema decorre na Torre da Oliva, em S. João da Madeira, nesta sexta-feira e no sábado (17 e 18 de novembro). O certame, que dá uma especial atenção à relação entre a 7.ª Arte e a Educação, tem o apoio da Câmara Municipal, sendo coorganizado pelo Festival “Caminhos do Cinema Português” e pela Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta.
Neste simpósio, “docentes, investigadores, oradores convidados, especialistas e artistas de diferentes áreas analisam as atuais práticas artísticas e educativas, os novos papéis dos diferentes agentes envolvidos na dinâmica criativa e operativa da arte, da educação e da cultura hoje” – lê-se na informação divulgada pelos “Caminhos do Cinema Português”.
A sessão de abertura está marcada para as 17h30 de sexta-feira, com a participação do Presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, do Vice-Reitor da Universidade Aberta (UAb), Domingos Caeiro, do Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da UAb, José António Moreira, e do Diretor do Caminhos Film Festival, Vítor Ferreira.
Para além da realização de conferências, o programa desta quarta edição do Simpósio Internacional Fusões no Cinema inclui a exibição de curtas-metragens, contando para tal com a parceria do Cine Clube de Arouca e do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (CineEco).
São ainda parceiros científicos da organização o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, o Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e o Plano Nacional de Cinema – Direcção Geral da Educação.
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech