Início Temas Educação Póvoa de Lanhoso assinala Semana Internacional da Cidade Educadora

Póvoa de Lanhoso assinala Semana Internacional da Cidade Educadora

0
Póvoa de Lanhoso assinala Semana Internacional da Cidade Educadora

De 27 a 30 de novembro, a Póvoa de Lanhoso promove a Semana Internacional da Cidade Educadora. Exposições, um seminário, leituras encenadas, oficinas de reciclagem, são algumas das propostas previstas, as quais englobam ainda a leitura pública da Declaração das Cidades Educadoras.

A Póvoa de Lanhoso é uma das localidades de todo o mundo que assinala o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro), com um programa específico pensado sob o lema deste ano: “O Direito à Cidade Educadora”.

Trata-se da segunda edição desta comemoração. Para o dia 27 de outubro, o programa compreende, pelas 9h00, a abertura da exposição que estará patente na Galeria do Theatro Club. Segue-se, pelas 9h30, um momento musical protagonizado por alunos e alunas das Turmas do Ensino Articulado da Música. Pelas 9h50, a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso faz a Leitura Pública da Declaração das Cidades Educadoras.

Segue-se, pelas 10h00, o Seminário “O Direito à Cidade  e a Cidade dos Direitos” pelo Professor Doutor Manuel Sarmento ligado ao Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Para as 11h30, está marcado um momento que visa prestar Reconhecimento Público a todas as instituições que contribuem para uma Cidade Educadora e que engloba a entrega de diplomas e a decoração de uma árvore, na Praça Eng Armando Rodrigues, com a colocação de pendentes com o nome das instituições reconhecidas.

De 27 a 30 de novembro, haverá ainda a leitura encenada e adaptada do livro “Álbum de Famílias” de Susana Amorim e Rute Agulhas (Editora 20/20) junto das crianças do 4º ano do primeiro ciclo de ensino. Este é um texto recomendado pela Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos e pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos de Proteção das Crianças e Jovens, que aborda o direito das crianças a terem uma família (e a serem felizes nela, seja ela qual for). Os alunos receberão ainda o marcador de livros “Eu Faço Parte da Cidade Educadora”

Para as crianças dos jardins de infância, haverá, nas mesmas datas, oficinas de reciclagem, que visam aliar a educação para a temática do reaproveitamento de materiais e a criatividade, através da criação de auxiliares da natureza (joaninhas, abelhas, mochos, borboletas…) a partir da reutilização do interior de rolos de papel higiénico, que se transformarão em simpáticos elementos de decoração e/ou em brinquedos.

No dia 30, Dia Internacional da Cidade Educadora, realiza-se o encerramento simbólico da Semana, sendo de destacar a abertura de uma exposição fotográfica sobre as atividades desenvolvidas, que ficará patente no edifício dos Paços do Concelho e o hastear da bandeira da Cidade Educadora.

A Póvoa de Lanhoso recebeu o certificado de adesão à rede territorial portuguesa de Cidades Educadoras em junho de 2016 na Argentina. A adesão do nosso município data de janeiro de 2016, fazendo parte das cerca de 60 cidades que integram a rede territorial portuguesa de Cidades Educadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui