
O CLDS 3G Geração Eco e o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto juntaram-se e proporcionaram aos alunos do 11º ano da área de Ciências e Tecnologias, no dia 24 de outubro, uma visita laboratório Aberto do IPATIMUP e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e à Faculdade de Ciências do Porto.
Estas visitas, ao laboratório aberto e à faculdade de ciências, proporcionaram aos alunos, com ajuda dos monitores, a hipótese de abordar conceitos sobre ciências forenses, experimentar técnicas de biologia molecular e experimentar e visualizar conceitos ligados à biologia e à física. Genericamente proporcionou-lhes o ensino experimental das ciências, fomentando o interesse pela ciência e pela tecnologia.
“A nossa missão enquanto contrato local de desenvolvimento social é muito inclusiva e procuramos, por isso também, dar aos jovens a hipótese de conhecer realidades possíveis depois de terminarem o seu percurso escolar obrigatório” disse Manuel Maria Afonso, Coordenador do CLDS 3G Geração Eco, projeto desenvolvido em parceria com Município de Celorico de Basto. “Temos a plena noção de que este género de visitas é muito elucidativa e eleva vocações dando alento para continuarem a carreira académica tendo em conta o que é visto, o que é observado, o que é experimentado. Vendo, muitos deles, a hipótese de uma carreira profissional na área. Estas visitas são, sobretudo, uma espécie de incentivo para os motivar a prosseguir os estudos com garra e empenho” reforçou.
De facto, esta visita procurou proporcionar aos alunos do 11º da área de ciências e tecnologias, acompanhados por professores o contacto com outras realidades, estimulando-os a participarem em projetos criativos e inovadores que a ciência lhes possibilita.
Importa ainda referir que esta visita surgiu por iniciativa dos diretores de turma dos alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.