Biblioteca Municipal José Régio integra a Rede de Bibliotecas Associadas à Unesco O Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas, publicado em 1994, é um documento orientador das bibliotecas públicas de todo o mundo. Nele se consigna a biblioteca como « porta de acesso local ao conhecimento – que fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais». Têm sido estes os objetivos da Biblioteca Municipal de Vila do Conde, os quais se têm concretizado através de um conjunto de ações que promovem a inclusão, a coesão social e a elevação dos indicadores de desenvolvimento humano.
Mercê deste trabalho, a Biblioteca Municipal José Régio foi incluída, em setembro passado, na Rede de Bibliotecas Associadas à Unesco. Esta Rede, intitulada UNAL, integra um conjunto de equipamentos e profissionais que norteiam a sua ação através da promoção da cooperação entre bibliotecas públicas, visando a compreensão internacional.
É seu propósito encorajar as bibliotecas a realizar atividades em domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo cultural, a proteção do ambiente, a luta contra o analfabetismo.
Esta é uma distinção que reconhece o trabalho da equipa deste serviço municipal e que muito nos orgulha.