Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso debateu o Papel dos Média nas Catástrofes Naturais

O Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, foi um dos participantes na palestra “Papel dos Média nas Catástrofes Naturais”, que decorreu na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da evocação do “Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais”.

O Diretor do jornal Correio do Minho e da rádio Antena Minho, Paulo Monteiro, foi outro dos convidados. A sessão não pode contar com a presença do comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, António Veloso, devido à ocorrência de incêndios.

De entre outras conclusões, pareceu ser consensual que a comunicação social transmite aquilo que o público quer ver, ler ou ouvir, sendo determinantes as audiências. Esta mensagem foi muito vincada pelo Diretor do jornal Correio do Minho e da rádio Antena Minho, Paulo Monteiro. “A mediatização dos incêndios florestais é feita porque há um público que a consome e que é superior ao público que consome a prevenção”, destacou.

“É necessária uma política de ordenamento do território com muita urgência. Isso vai mexer com muita coisa e com muita gente, vai, mas ela tem que ser feita o quanto antes sob pena de também a nossa floresta tradicional, as chamadas espécies autóctones, começarem a desaparecer”, salientou, de entre outros aspetos, o Vereador da Proteção Civil, André Rodrigues. Este responsável lembrou ainda que “a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem um plano que é anualmente revisto para a prevenção de catástrofes naturais, essencialmente, incêndios”. André Rodrigues, na sua intervenção, revelou ainda que existe uma candidatura aprovada com vista à prevenção e à reabilitação de um território que ardeu em 2016, resultado de um incêndio de maiores dimensões, que começou em Vieira do Minho e que se propagou para Fafe e para a Póvoa de Lanhoso.

Esta atividade de comemoração decorreu no dia 12 de outubro, no Auditório da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, contando com cerca de 80 alunos do ensino secundário. Tratou-se de uma iniciativa da Escola Secundária em colaboração com o município através do Pelouro da Proteção Civil.

Pretendeu-se que a temática a abordar nas Catástrofes Naturais fosse mais direcionada para os Incêndios Florestais, considerando a sua relevância no nosso território e por se incluir na temática de um Projeto de Erasmus que a Escola Secundária participa com escolas da Estónia, Roménia, França/Ilha de Reunião, Grécia, Turquia, Itália, além de Portugal, e que irá recebê-los na escola entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Procurou-se abordar com os alunos a importância da comunicação social nas situações de incêndio florestal, a informação pública e a importância da comunicação das entidades envolvidas no combate aos incêndios com os média.

Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *