Celorico de Basto, Cultura

CPCJ de Celorico de Basto apresenta o filme “Mas que família é esta?!”

O filme francês, uma comédia sobre as famílias atuais, será exibido no próximo dia 20 de outubro, pelas 21h00, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com entrada livre. A exibição deste filme consta do plano de atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto no âmbito do plano Estratégico Local de Promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens para o triénio 2017/2018 inserido no projeto “Tecer a prevenção”, apresentado oficialmente a 8 de abril do ano corrente.

“Esta será mais uma atividade inserida no nosso plano estratégico, que não obstante o seu caráter lúdico, tem como finalidade abordar a complexidade das famílias atuais. Através deste filme/comédia os autores procuram analisar a sociedade contemporânea no que se refere a famílias reconstituídas e situações de guardas partilhadas de crianças e jovens. Pretendemos que este filme sirva de impulso aos pais, encarregados de educação, cuidadores e população em geral, para reflexão sobre a temática da família na sua diversidade, onde as situações insólitas são ultrapassadas pela cooperação familiar”, disse Nélida Mota Campos, Presidente da CPCJ.

De facto, a CPCJ ao constatar que existem ainda escassas competências parentais baseadas em fatores culturais inerentes ao contexto familiar, ao meio, à escolaridade e aos valores adquiridos ou ausência dos mesmos, atua proactivamente através do plano estratégico.

“Estas atividades são muito benéficas para a nossa comunidade, até porque as competências parentais são muito exigentes nos dias de hoje. Educar uma criança não é fácil, e conta com a participação de toda a comunidade por isso, quanto mais formação tiverem os pais e educadores neste setor mais facilidades sentirão em lidar com as crianças e jovens evitando comportamentos negligentes e educando-os para comportamento que promovam o seu bem-estar e desenvolvimento” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O filme exibido é do realizador Gabriel Julien-Laferriére e retrata a família de Bastien, de 13 anos, que é tudo menos convencional. Depois de vários casamentos e divórcios de ambos os pais, ele viu-se no meio de um sem número de progenitores e outros tantos meios-irmãos. A cada semana ele tem de dividir o seu espaço com irmãos e pais diferentes, o que se torna não apenas pouco prático, mas também muito difícil de gerir em termos emocionais. É então que o adolescente tem uma ideia inovadora: os miúdos ficam a viver juntos num só local, passando a ser os adultos a fazer as rotações semanais. Contudo, o que à primeira vista lhes parecia a solução perfeita depressa se revela uma experiência aterradora… especialmente para os crescidos.”

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *