Cultura, Destaque, Torres Vedras

“Acordeões do Mundo” trazem música a Torres Vedras

De 27 de outubro a 11 de novembro, Torres Vedras será animada pelas já tradicionais sonoridades do acordeão. A 14.ª edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – “Acordeões do Mundo” – traz cinco concertos ao Teatro-Cine de Torres vedras, um baile e 16 Merendas do Acordeão, o que permitirá entrecruzar o contemporâneo e o tradicional numa festa musical para todos.

Nas palavras de João Garcia Miguel, diretor artístico do Festival, “a necessidade de organizar eventos que sejam espaços de emergência para os anseios dos cidadãos e que permitam a sua transformação, está na génese de “Acordeões do Mundo”. Criámos, assim, um espaço de apresentação profundamente ligado ao património imaterial da cidade e que desperta grande interesse por parte dos cidadãos”.

Na vertente mais contemporânea encontramos os concertos com realização no Teatro-Cine de Torres Vedras.

SAMURAI (27 outubro), um supergrupo composto por quatro grandes mestres do acordeão diatónico, de distintas nacionalidades, combina a arte destes mestres apresentando diferentes técnicas e estilos, deixando um convite para saborear uma atmosfera íntima ou uma sessão de dança selvagem.

O trio ANA KAP (França) apresenta “Trauma Show” no dia 28 de outubro. Além de um manifesto génio musical, Ana Kap revela um sentido de humor muito particular.

Nesta edição de “Acordeões do Mundo” acrescentamos à fórmula existente um concerto de homenagem a um acordeonista com uma longa carreira. TINO COSTA, a comemorar 50 anos de carreira, subirá ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no dia 2 de novembro, acompanhado de vários convidados.

GUILLEM ANGUERA (Espanha) apresentará o seu novo trabalho “14 Km”, no dia 3 de novembro, no qual músicas lentas com grande expressividade e harmonias delicadas coabitam com melodias mais ritmadas e alegres.

MOTIV (Portugal) farão a ligação do acordeão à guitarra portuguesa e percussão, fazendo-nos viajar através de um espetro de sons, por vezes fado, outras tradicional, às vezes baião, ou até tango e jazz. Encerram o ciclo de concertos do Festival no Teatro-Cine de Torres Vedras no dia 4 de novembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *