“Portugal Mais Acessível” foi o projeto distinguido pela SIC Esperança com o Prémio Solidário 25 Anos SIC. O projeto inovador foi apresentado pela Associação Salvador, com o objetivo de contribuir para a criação de acessibilidades nos espaços e serviços, públicos e privados, de utilização pública no país. O prémio foi entregue a Salvador Mendes de Almeida no programa especial de Aniversário da SIC, na sexta-feira (6 de outubro), pelas mãos da Presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão.
A Lei das Acessibilidades está em vigor desde 2007, mas ainda há inúmeros locais públicos que não a cumprem. Existe um grave atraso na reestruturação das infraestruturas, o que deixa tanto as pessoas com deficiência motora, como qualquer pessoa com mobilidade reduzida, idosos e famílias com carrinhos de bebé, numa situação inaceitável de exclusão social.
O projeto “Portugal Mais Acessível” prevê a criação da função do Provedor das Acessibilidades, responsável pela implementação de campanhas de sensibilização, pela pressão nos organismos competentes, pela influência de políticas sociais, pela denúncia de situações de incumprimento e, não esquecendo, a distinção de boas práticas. O Provedor das Acessibilidades irá estar atento ao cumprimento da lei, com a missão de promover a adaptação necessária dos espaços, de denunciar os casos ilegais, como também felicitar os bons exemplos.
Para envolver e responsabilizar toda a sociedade, será criada uma APP para classificar os locais de forma rápida e fácil, quanto às condições de acessibilidade, permitindo também o envio imediato de reclamações para o organismo responsável pelo tipo de estabelecimento em questão.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech