No próximo sábado, dia 7 de outubro, o Cine-teatro Marques Duque, em Mértola recebe o concerto “Imagens do Sul”, com os músicos argentinos Ariel Rodriguez e Diego Cortez.
Ariel Rodriguez (flauta, voz, sopros andinos e acessórios) e Diego Cortez (piano, acordeão, voz e acessórios) encontram-se num concerto emotivo para interpretarem músicas de sua autoria e temas que marcam a identidade da América do Sul, abordando os territórios do folclore, do tango e da canção urbana. Combinados subtilmente com as linguagens do jazz, estas músicas possuem uma marcada solenidade, projetando uma pujante experiência artística. “Imagens do Sul” propõe um concerto intimista, de elevado conteúdo musical e artístico, ideal para quem quer desfrutar da “complexa simplicidade” das boas realizações.
Diego Cortez, argentino, é licenciado em música popular latino-americana, com especialização em instrumentos de sopro e licenciado em flauta clássica. A partir dos 12 anos de idade, começa a viajar por toda a Argentina, integrado numa companhia de teatro, como ator e é nessa altura que se inicia nos instrumentos de sopro e no canto. Mais tarde, gradua-se na Universidade de Mendoza, dedicando-se também à investigação do papel da flauta na música latino-americana. Flautista, cantor, compositor, em 2012 é premiado pelo Fundo Nacional das Artes para editar o seu primeiro CD como solista, “Vientito Criollo”. Em 2015 realiza a primeira digressão pela Europa, com apoio do governo argentino e, após ter gravado outros trabalhos conjuntos, volta a gravar um trabalho como solista, em 2016, no Musibéria (Serpa, Portugal). É professor de flauta da licenciatura em Música Popular, na Universidade de Villa Maria (Córdoba, Argentina).
Ariel Rodriguez, argentino, é licenciado em Composição, professor de Contraponto e Composição. Pianista versátil que interpreta e compõe com naturalidade tanto a canção como a música instrumental. Desenvolveu extensa atividade, participando em festivais de jazz de forma ininterrupta desde 2001. Deu concertos, aulas e ensaios em inúmeras cidades da Argentina, Brasil, Espanha, França, Portugal, Alemanha, Itália, Turquia, e de outros países. Gravou e editou, recentemente, na Europa o disco “Umbrales”. Compôs música para filmes e espetáculos de dança e participou em diversas gravações, como solista ou músico convidado.