No próximo dia 29 de setembro, a Ciência sai à rua para discutir o futuro da humanidade com base nos últimos avanços científicos. Estremoz é uma das 18 localidades onde se vai realizar a “NEI – NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2017” e o Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVE), convida todos os estremocenses a participarem nesta iniciativa e a juntarem-se aos seus investigadores e às diversas atividades propostas para este dia.
Do programa da NEI 2017 destacamos as seguintes atividades:
9:00 – 20:00 horas – CCVE
Exposições interativas destinadas ao público em geral:
– Terra, um planeta dinâmico;
– Evolução, resposta a um planeta em mudança;
– Observatório de Ciências da Terra Professor Doutor José Mariano Gago;
– Do Silício à Sílica, 2 milhões de anos de Evolução;
– Evolução, ver o presente?;
– Ver a Terra nos ombros de Gigantes.
9:00 – 18:00 horas – Concelho de Estremoz
Saídas de Campo
– A pé ou a pedalar pelo Sistema Solar
Em torno de Estremoz existe o único Sistema Solar à escala em toda a Península Ibérica e um dos poucos a nível mundial.
– O Oceano de há 600 milhões de anos
Visita a uma exploração de mármores em laboração, onde se dá destaque aos processos associados à génese das litologias presentes, a sua relação com a topografia da região, os processos de exploração desta rocha ornamental assim como os problemas sociais, económicos e ambientais inerentes à indústria extrativa.
16:00 às 17:30 horas – Jardim em frente ao CCVE
Observação astronómica diurna
Sabias que o Sol tem manchas? E que cospe gases? Vem observar a estrela mais potente do nosso Sistema Solar! A participação é livre e a observação realizar-se-á recorrendo a telescópios, com filtro solar e pelo método de projeção.
A NEI de 2017, que conta com a coordenação da Ciência Viva, será um convívio informal e divertido entre comunidade científica e o público em geral. O principal foco desta edição da NEI é o futuro da Ciência e os grandes desafios que se colocam a cientistas, mas também a cada um de nós.
As iniciativas agendadas para Estremoz estão a cargo do Centro Ciência Viva de Estremoz, do Município de Estremoz, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e do Instituto de Ciências da Terra. As atividades contam com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Universidade de Évora. O projeto da Noite Europeia dos Investigadores é financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech