Monsaraz foi eleita ontem uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. No concurso realizado na noite passada em Piódão e transmitido em direto na RTP1, Monsaraz obteve mais votos do que Monsanto, a outra localidade que disputava a vitória na categoria Aldeias Monumento.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, diz que “foi com muita emoção que vivi o concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, especialmente ontem na gala final quando foi anunciada a vitória de Monsaraz. Esta distinção dos portugueses vem certificar mais uma vez a beleza monumental e arquitetónica de Monsaraz, mas também a genuinidade das suas gentes que tão bem sabem receber. Este prémio é muito importante para a promoção turística de Monsaraz, que atualmente recebe cerca de 100 mil turistas por ano, e eu gostaria que todos os portugueses conhecessem esta maravilha de Portugal”.
O autarca refere ainda que “depois de Monsaraz ter sido um dos 21 monumentos finalistas das 7 Maravilhas de Portugal, há uma década, recebeu agora o merecido galardão. Este prémio é de todos os munícipes do concelho, que têm tanto orgulho em Monsaraz, mas especialmente dos Montesarenses, que sempre defenderam a sua terra e as suas tradições. Quero ainda agradecer à claque e à madrinha de Monsaraz, a doutora Clara Capucho, por nos terem acompanhado na defesa da nossa candidatura neste concurso”.
Monsaraz integrou inicialmente a categoria Aldeias Monumento, em conjunto com Monsanto, Almeida, Estói, Evoramonte, Idanha-a-Velha e Sortelha. Na gala final do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, as vencedoras de cada uma das categorias foram Monsaraz (Aldeias Monumento), Fajã dos Cubres (Aldeias de Mar), Dornes (Aldeias Ribeirinhas), Sistelo (Aldeias Rurais), Piódão (Aldeias Remotas), Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas) e Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas).
Sobre Monsaraz
A monumentalidade de Monsaraz deve-se a milénios de história nesta região. Monsaraz recebeu influências romanas, visigóticas, árabes, judaicas e cristãs e tem na sua envolvente mais de 150 monumentos megalíticos identificados, alguns com mais de seis mil anos de história.
No interior de Monsaraz destaca-se o seu conjunto arquitetónico, com cerca de vinte monumentos e locais de interesse protegidos pelas imponentes muralhas que se mantêm com a passagem do tempo, tais como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e todo o casario. Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem, agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.
As fortificações de Monsaraz estão classificadas como Monumento Nacional desde 1946, tendo sido aumentada a sua abrangência em 1971 a todo o conjunto medieval intramuros da vila.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech