A Câmara Municipal de Monchique está a levar a cabo uma campanha de Verão, cujo objetivo é a consolidação da marca Monchique como um concelho único no Algarve, quer pela sua morfologia geográfica, como pela relação ímpar que estabelece com os seus visitantes.
Promover a interação dos turistas com as “gentes” do concelho, divulgar os principais pontos de atração do concelho e promover a experiência das diferentes atividades, criar memórias inesquecíveis da visita ao concelho e prolongar as memórias no regresso a casa são os objetivos principais desta ação.
Situado no Largo dos Chorões, este “posto de turismo” móvel conta com jovens do concelho para dinamizar esta campanha e decorre até 15 de setembro. Recorde-se que estes jovens estão integrados no programa de ocupação de tempos livres de verão que a Câmara Municipal promove para integração dos jovens estudantes neste período.
Com esta dinâmica, o turista é convidado a escrever um postal a um familiar e/ou amigo, que será colocado numa caixa de correio especialmente criada para o efeito, que posteriormente será enviado para a morada escolhida.
É depois tirada uma fotografia polaroid pelos jovens e oferecido um guia de visita ao concelho e a fotografia como recordação. Nesta fotografia, ficará registada a visita ao concelho, assim como a interação com os artesãos que durantes estes dias integram esta dinâmica, com demonstração de trabalho ao vivo da sua arte ou oficio.
Para o efeito, a Câmara Municipal criou um conjunto de vinte postais do concelho e dos mais icónicos artesãos, de forma a valorizar esta importante componente da Cultura e Património local, como sejam as tradicionais cadeiras de tesoura, as bonecas de trapo, as mantas e peças tecidas em tear tradicional, a cestaria, as tradicionais rendas, entre outras maravilhas que só as mãos destas pessoas carregadas de história e de afeto conseguem criar.
Trata-se de uma ação pessoal e de abordagem direta com o turista e que permite por outro lado a promoção de Monchique e o que de melhor este concelho tem para oferecer, através do conselho ou opinião de um familiar ou amigo que recebe na sua casa uma mensagem e convite a visitar o Topo do Algarve. Sem dúvida uma das formas mais eficazes de comunicação e fidelização do turista a um destino.
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech