Ministro do Planeamento e das Infraestruturas vai inaugurar a variante e a nova Ponte do Albardão sobre o Rio Degebe

Date:

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, vai inaugurar na segunda-feira, dia 31 de julho, às 11h, a variante e a nova Ponte do Albardão sobre o Rio Degebe, na Estrada Nacional 256, que liga Reguengos de Monsaraz a Évora. Esta obra da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal foi realizada em menos de um ano e representou um investimento de três milhões de euros.

Após o descerramento da placa, será apresentada a obra pelo Diretor de Gestão da Rede Rodoviária, Carlos Santinha Horta, seguindo-se as intervenções de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora. A fechar vai discursar o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

A variante tem 2,7 quilómetros de extensão e a nova ponte sobre o Rio Degebe ficou com 117,5 metros de comprimento, retirando o trânsito da antiga Ponte do Albardão, que é demasiado estreita e não permite o atravessamento automóvel em simultâneo nos dois sentidos da estrada. Com esta obra foi também corrigido o traçado, com a eliminação de várias curvas onde se registaram dezenas de acidentes.

A construção da ponte era uma obra reivindicada há décadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz, tendo o governo lançado o procedimento para a empreitada em 2010, que depois foi anulado em 2014. A EN 256 é uma via fundamental para o concelho de Reguengos de Monsaraz e para os seus munícipes, pois é a principal acessibilidade de ligação a Évora e à capital do país, à autoestrada mais próxima e a Espanha.

Esta estrada regista todos os anos um aumento substancial de tráfego, pois para além das deslocações por motivos de trabalho e de lazer entre concelhos vizinhos, o desenvolvimento turístico desta região e o Grande Lago Alqueva têm conduzido a um crescimento significativo de turistas que utilizam esta via.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “o dia 31 de julho vai ser histórico para o concelho e para a região, pois a construção de uma nova ponte sobre o Rio Degebe foi reclamada pelos autarcas e pela população durante décadas, devido às dezenas de acidentes que se verificaram neste troço e que vitimaram muitas pessoas. Para além da segurança rodoviária que é essencial para quem circula neste troço da EN 256, esta estrada é muito importante para o desenvolvimento económico e turístico do concelho de Reguengos de Monsaraz, pois muitas vezes as decisões de investimento são tomadas tendo em conta a qualidade das acessibilidades”. O autarca sublinha ainda que “esta obra é um exemplo de como deviam ser todas as obras no país, pois foi construída no prazo estipulado e, considerando que era uma obra em grande altitude, merece igualmente elogios o plano de segurança da empresa e todos os cuidados que tiveram com os trabalhadores para que não existissem acidentes de trabalho”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...