Início Temas Cultura Fábia Rebordão vai cantar na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, em Monsaraz

Fábia Rebordão vai cantar na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, em Monsaraz

0
Fábia Rebordão vai cantar na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, em Monsaraz

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago vai decorrer nos dias 22, 28 e 29 de julho na vila medieval de Monsaraz. O Cante Alentejano, classificado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, será homenageado nos espetáculos O Cante e a Atualidade, Alentejo Coral Jovem e na Gala do Cante.

O programa da Festa do Cante nas Terras do Grande Lago inicia-se no dia 22 de julho, pelas 22h, na Casa do Cante, em Telheiro, com o Cante e a Atualidade. Neste espetáculo vão atuar o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, o Rancho Coral e Etnográfico da Aldeia Nova de S. Bento, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e o Grupo de Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda.

A fadista Fábia Rebordão vai ser a madrinha do Alentejo Coral Jovem, que decorre no dia 28 de julho, às 22h, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz. Em palco vão estar o Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho, Grupo Coral Os Amigos do Cante Alentejano de São Marcos do Campo-Os Falcões do Alentejo, Grupo Coral Bafos de Baco, de Cuba, Grupo Coral da Vidigueira, Tertúlia dos Amigos do Cante de Alcáçovas e Al-Canti.

Este encontro de grupos corais juvenis reflete as indicações da UNESCO quando distinguiu o Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, ao responsabilizar toda a comunidade para a sua preservação e salvaguarda. Nesta noite vão ouvir-se grupos de jovens que se dedicam ao Cante, demonstrando a importância que este património assume no seio das comunidades.

No dia 29 de julho, às 17h30, na Casa do Cante, vai realizar-se o lançamento do livro “Cantar no Alentejo – A Terra, o Passado e o Presente”, da Estremoz Editora. Esta publicação, coordenada por Maria do Rosário Pestana e Luísa Tiago de Oliveira, partiu duma conferência realizada no âmbito da Festa do Cante, e é composta na primeira parte por capítulos de estudiosos de várias áreas disciplinares (Antropologia, Etnomusicologia, História e Sociologia) e na segunda por uma mesa-redonda final, marcada pela espontaneidade e pela multiplicidade de perspetivas, com intervenções de cantadores, de decisores e de alguns especialistas. No seu conjunto, o livro permite uma abordagem nova acerca das questões da terra, da memória e do património que, hoje, se encontram numa encruzilhada, dando especial atenção ao Cante Alentejano enquanto Património Imaterial da Humanidade.

À noite, pelas 22h, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, decorre a Gala do Cante, com a atuação da fadista Fábia Rebordão, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral Ateneu Mourense, Grupo Coral os Camponeses de Pias e Grupo Coral Vozes do Campo Branco de Cascais. Neste espetáculo haverá também poemas de Manuel Sérgio que vai estar acompanhado à guitarra por José Farinha.

Fábia Rebordão vai apresentar na vila medieval o seu mais recente álbum, “Eu”, o segundo disco da fadista que em 2012 recebeu o Prémio Amália Revelação. Na Gala do Cante, a Junta de Freguesia de Monsaraz vai atribuir a Chave de Honra da vila a Luís Augusto Martins Pereira da Conceição Rocha e a José Gabriel Paixão Calixto, pelos seus contributos e “dedicação à causa pública na freguesia e no concelho, com resultados de decisivo benefício comunitário, que respeitam a importante história local e o legado deixado por gerações anteriores, servindo a atualidade com um impacto que beneficia também as gerações futuras”, pode ler-se na proposta aprovada por unanimidade pela assembleia de freguesia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui