O Município do Entroncamento vai disponibilizar a 100 idosos do Concelho, que vivem em situação de isolamento social, um aparelho de teleassistência à distância que permite ser ativado em situações de emergência ou alerta, através do Projeto “10 Mil Vidas”.
O Projeto “10 Mil Vidas” foi objeto de uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social, financiado pelo Fundo Social Europeu. O Município do Entroncamento aderiu como parceiro à iniciativa, através da assinatura de uma carta de compromisso para a comparticipação financeira de trinta por cento no projeto, o qual terá a validade de dois anos.
Com o Projeto “10 Mil Vidas”, o Município pretende apoiar os utentes através da atribuição de um kit composto por um telemóvel e um relógio inteligente, ligados a uma central de comunicação. A oferta inclui, ainda, medidores de tensão arterial e adaptadores de glicose, os quais serão entregues às instituições parceiras que irão monitorizar os utentes. A central de comunicação está ligada a uma página de Internet de acesso reservado, onde o cuidador ou a pessoa responsável pelo idoso pode gerir a medicação, consultas, lançar alertas ou criar uma agenda. O responsável pela pessoa idosa pode ser avisado via email ou verificar através da consulta da plataforma na Internet, os valores anormais da medição arterial ou glicose no sangue, uma vez que os equipamentos distribuídos estão ligados por uma rede sem fios à estação de comunicação, que transmite os dados para a área pessoal de cada utente.
O processo de atribuição do serviço de teleassistência no âmbito do Projeto”10 Mil Vidas” será liderado pelo Município, em articulação com outras entidades da Rede Social Concelhia.
No dia 11 de julho de 2017, foi assinado o protocolo entre o Município do Entroncamento e a Associação Nacional de Cuidado e Saúde, tendo estado presentes os representantes da Associação dos Lares Ferroviários, Lar Santa Casa da Misericórdia, Encoprof, CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento, parceiros deste projeto.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech