
No próximo dia 14 de Junho, pelas 17h00, o Mercado Local de Castro Marim inaugura a exposição de bonecas de trapo “Entre Memórias e Retalhos”, com a coleção particular de Maria Cândida Duro Nunes Justo.
Pelas mãos da artesã, que habilmente cose os panos e junta os retalhos das memórias de outros tempos, mantém viva uma arte intemporal, intimamente ligada à infância das gerações mais velhas: as bonecas de trapo.
No outro tempo, as mães, tias ou avós faziam as bonecas a partir das sobras de tecidos, lã, cartão, paus de loendro, aproveitando com saber e criatividade o que tinham à mão, para imitar o quotidiano das gentes. A imaginação das crianças fazia o resto.
As peças expositivas, visitáveis no Mercado Local, consistem em 56 bonecas de trapo que recriam artes, ofícios, saberes e vivências da comunidade do Baixo Guadiana. A exposição, promovida pela empresa Municipal NovBaesuris e pelo Município de Castro Marim, estará patente no Mercado Local, podendo ser visitada todos os dias, no seguinte horário: 9h00-13h00 e 14h00-18h00.