“Torres Vedras por Eduardo Gageiro: Uma Viagem no Alfazema e Choupal” é o segundo trabalho que este mestre português da fotografia realizou nesta cidade oestina, cuja exposição será inaugurada no próximo dia 10 de junho, pelas 18h, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.
Recorde-se que da primeira incursão de Eduardo Gageiro pelas ruas de Torres Vedras resultou a exposição inaugural daquele equipamento cultural, intitulada “Torres Vedras por Eduardo Gageiro: viagem no centro histórico”, no dia 25 de abril de 2003. As imagens da mesma ficaram registadas no livro homónimo, deixando um testemunho do que o centro histórico de Torres Vedras tinha, à época, de mais característico, mas também de mais misterioso.
A exposição que agora se inaugura, também acompanhada de livro, é o resultado do olhar do mestre Gageiro desta vez pela requalificada zona do Choupal.
Segundo refere o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, no prefácio do mesmo: “Com a mestria de Eduardo Gageiro e a subtileza de Andrade Santos, foi possível criar uma nova visão do espaço urbano e das pessoas que o utilizam de uma forma muito singular.
Nesta viagem de mais de uma década foi-nos possível ter uma visão integrada do território e da sua evolução nos vários sentidos e dimensões. Trata-se de uma obra que a todos dignifica e que prestigia um espaço territorial de referência.
As atuais gerações e as gerações vindouras terão a oportunidade através desta obra de conhecer os nossos antepassados, viver o presente e perspetivar o futuro”.
A inauguração da exposição será antecedida, uma hora antes, da apresentação da reedição do livro “Torres Vedras por Eduardo Gageiro: viagem no centro histórico”, em simultâneo com a apresentação do livro “Torres Vedras por Eduardo Gageiro: Uma Viagem no Alfazema e Choupal”. De referir que ambas as publicações estarão à venda em conjunto.
A exposição ficará patente até 15 de setembro.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech