Início Braga Celorico de Basto VI edição da Feira do Livro decorreu em Celorico de Basto com êxito

VI edição da Feira do Livro decorreu em Celorico de Basto com êxito

1
VI edição da Feira do Livro decorreu em Celorico de Basto com êxito

Vários momentos culturais marcaram a VI edição da Feira do Livro que decorreu em Celorico de Basto de 25 a 27 de maio. Autores, escritores e ilustradores passaram pelo Centro cultural para dar a conhecer as suas obras a todos os presentes no certame.

“Esta Feira do Livro, da qual já foi patrono o professor Marcelo, agora Presidente da República, esteve cheia de momentos muito importantes para a cultura local. Vários escritores passaram por aqui e tenho que ressalvar a presença do Alberto Santos, meu amigo, que aceitou o nosso convite para estar presente na feira a apresentar o seu último romance” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Um espaço que primou pela apresentação de vários escritores e procurou dar a conhecer um pouco mais do que faz ao nível literário pelo país fora. É importante ler, absorver a criatividade dos escritores, o conhecimento, a imaginação” disse o autarca.

Em dia de abertura os presentes puderam usufruir de um momento musical proporcionado pelos professores de música que interpretaram grandes clássicos da música Portuguesa com destaque para a música vencedora do Festival da Eurovisão da Canção “ Amar pelos Dois”.

No primeiro dia foi apresentada a Rede de Apoio à Atividade Económica “TâmegaSousa Empreendedor” e a segunda edição do Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as Ideias se concretizam”, uma ação promovida pelo Primeiro – Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Alírio Costa, e o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) pela Cristina Santos, Chefe de equipa do Pacto para o desenvolvimento e Coesão Territorial Tâmega e Sousa, e Maria José Santos, Coordenadora da PROBASTO – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto.

Também o escritor e psicólogo, Nuno Batista, apresentou o livro “o Diário de Uma abelha Nada Azelha” da autoria de Bubo Batista e de Tiago Pimenta, também psicólogo. Uma apresentação divertida e pedagógica que dezenas de jovens escutaram e viram com atenção.

No dia 26, o certame contou com a presença do Ilustrador Sebastião Peixoto e a apresentação das obras do escritor e politico Alberto Santos. Uma sessão que permitiu conhecer de perto o autor de 4 bestsellers, “A Escrava de Córdova”, “A Profecia de Istambul”, “O Segredo de Compostela” e “Para lá de Bagdad” e deixou em aberto que “dentro de um mês editarei um novo livro que procura relatar a herança comum do território onde vivemos, “A Arte de Caçar Destinos”, disse o escritor. Alberto Santos disse que escrever é “para além da preservação da memória, um lugar de encontro comigo mesmo, ver a minha condição humana, refletir sobre ela, é uma terapia, uma forma de libertar energia, de me sentir mais tranquilo” disse, e concluiu que “a escrita tem 4 funções cruciais entreter, ensinar, emocionar e estremecer (poesia)”.

No último dia de certame a feira contou com a apresentação do livro “Super Reikinho e Reiki para crianças” da autoria de Sílvia Oliveira e João Magalhães e do livro de Avelina Silva.

Durante os três dias de feira, os visitantes puderam “sentir” a cultura de perto em Celorico de Basto.

 

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui