Celorico de Basto, Cultura

VI edição da Feira do Livro decorreu em Celorico de Basto com êxito

Vários momentos culturais marcaram a VI edição da Feira do Livro que decorreu em Celorico de Basto de 25 a 27 de maio. Autores, escritores e ilustradores passaram pelo Centro cultural para dar a conhecer as suas obras a todos os presentes no certame.

“Esta Feira do Livro, da qual já foi patrono o professor Marcelo, agora Presidente da República, esteve cheia de momentos muito importantes para a cultura local. Vários escritores passaram por aqui e tenho que ressalvar a presença do Alberto Santos, meu amigo, que aceitou o nosso convite para estar presente na feira a apresentar o seu último romance” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Um espaço que primou pela apresentação de vários escritores e procurou dar a conhecer um pouco mais do que faz ao nível literário pelo país fora. É importante ler, absorver a criatividade dos escritores, o conhecimento, a imaginação” disse o autarca.

Em dia de abertura os presentes puderam usufruir de um momento musical proporcionado pelos professores de música que interpretaram grandes clássicos da música Portuguesa com destaque para a música vencedora do Festival da Eurovisão da Canção “ Amar pelos Dois”.

No primeiro dia foi apresentada a Rede de Apoio à Atividade Económica “TâmegaSousa Empreendedor” e a segunda edição do Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as Ideias se concretizam”, uma ação promovida pelo Primeiro – Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Alírio Costa, e o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) pela Cristina Santos, Chefe de equipa do Pacto para o desenvolvimento e Coesão Territorial Tâmega e Sousa, e Maria José Santos, Coordenadora da PROBASTO – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto.

Também o escritor e psicólogo, Nuno Batista, apresentou o livro “o Diário de Uma abelha Nada Azelha” da autoria de Bubo Batista e de Tiago Pimenta, também psicólogo. Uma apresentação divertida e pedagógica que dezenas de jovens escutaram e viram com atenção.

No dia 26, o certame contou com a presença do Ilustrador Sebastião Peixoto e a apresentação das obras do escritor e politico Alberto Santos. Uma sessão que permitiu conhecer de perto o autor de 4 bestsellers, “A Escrava de Córdova”, “A Profecia de Istambul”, “O Segredo de Compostela” e “Para lá de Bagdad” e deixou em aberto que “dentro de um mês editarei um novo livro que procura relatar a herança comum do território onde vivemos, “A Arte de Caçar Destinos”, disse o escritor. Alberto Santos disse que escrever é “para além da preservação da memória, um lugar de encontro comigo mesmo, ver a minha condição humana, refletir sobre ela, é uma terapia, uma forma de libertar energia, de me sentir mais tranquilo” disse, e concluiu que “a escrita tem 4 funções cruciais entreter, ensinar, emocionar e estremecer (poesia)”.

No último dia de certame a feira contou com a apresentação do livro “Super Reikinho e Reiki para crianças” da autoria de Sílvia Oliveira e João Magalhães e do livro de Avelina Silva.

Durante os três dias de feira, os visitantes puderam “sentir” a cultura de perto em Celorico de Basto.

 

 

 

 

 

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *