A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se entre os dias 26 e 28 de maio em Reguengos de Monsaraz. Mais de 150 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.
Esta é a segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das maiores manifestações desportivas realizadas no Alentejo. Pelo vigésimo nono ano consecutivo, milhares de espetadores vão aplaudir e festejar com os pilotos durante o prólogo e os dois setores seletivos da competição.
A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal é a segunda etapa do nacional de automóveis, a quarta do calendário de motos, quads e ssv e a primeira do Desafio Mazda. Nesta edição, a maior parte do percurso da prova localiza-se no concelho de Reguengos de Monsaraz, com passagem por todas as freguesias. A organização renovou o percurso, com 50 por cento de novos troços e duas zonas espetáculo, nomeadamente no troço onde se vai disputar o prólogo e o regresso a esta competição da Herdade da Herdadinha, onde o rali não passava há dois anos.
Os automóveis vão disputar os troféus do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno nas categorias T1, T2 T3 e T8 e a Taça Nacional de Todo-o-Terreno nas categorias T0 e T8. O rali conta também para o campeonato nacional de motos e quads, enquanto os ssv vão competir para o Troféu CAN-AM Prozis, o Troféu Polaris RZR e para a Taça Yamaha YXZ1000R. Há ainda um troféu para os pilotos de motos do concelho.
Durante a tarde do dia 26 de maio realizam-se as verificações técnicas e às 21h tem início a cerimónia de partida e a apresentação de todos os pilotos, que vão desfilar pelo palanque colocado na Praça da Liberdade. Neste local haverá uma festa para as equipas e para os adeptos do todo-o-terreno com música misturada pelo Dj El Prateado.
Na manhã de sábado, dia 27 de maio, realiza-se o prólogo de 8,2 quilómetros junto ao Centro Náutico de Monsaraz. O primeiro concorrente em motos parte às 8h30 e duas horas mais tarde o primeiro automóvel. À tarde decorre o primeiro setor seletivo, com 154 quilómetros para os automóveis e 80 quilómetros para as motos, quads e ssv. Às 12h35 será dada a partida para o primeiro piloto em moto e às 15h30 para o de automóveis.
No domingo realiza-se o segundo setor seletivo, com início às 7h45 para o primeiro concorrente em moto e três horas depois para os automóveis, em que todos os concorrentes vão realizar os 154 quilómetros do percurso. O palanque de chegadas vai estar no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz, na Praça da Liberdade, local onde vai decorrer a partir das 14h a festa final do rali e a cerimónia de pódio, e às 16h a entrega dos prémios.
Nuno Matos foi o vencedor da prova no ano passado na competição automóvel. Nas 28 edições do rali destacam-se Miguel Barbosa, que tem o maior palmarés nesta categoria com nove vitórias em Reguengos de Monsaraz, e Carlos Sousa, que venceu três vezes.
Nas motos, em apenas quatro anos de competição nesta prova, a vitória em 2016 foi para António Maio, que se juntou aos anteriores vencedores, nomeadamente Luís Ferreira, com duas vitórias, e Mário Patrão. Nos quads, Beto Borrego ganhou os quatro ralis, enquanto nos ssv houve um vencedor em cada edição, com Ricardo Carvalho a ganhar no ano passado e João Lopes, Nuno Tavares e João Dias a vencerem também uma prova cada um.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola