Num contexto em que os fundos comunitários para o Algarve são escassos, a Câmara Municipal de Castro Marim conseguiu a comparticipação, a fundo perdido, de 70% do valor da construção da Praia Fluvial da Albufeira de Odeleite pelo PO CRESC 2020, num investimento total de 320.189,39€.
A Barragem de Odeleite, construída entre 1992 e 1998, serve para abastecimento público de água e está ligada por um túnel à barragem vizinha de Beliche. É a principal infraestrutura de armazenamento de água do sotavento algarvio e está localizada junto à localidade com o mesmo nome, sede de freguesia do concelho de Castro Marim.
A empreitada da construção da Praia Fluvial deverá ser lançada antes do verão e contempla 6100m2 de área, com zonas verdes, apoios de praia e uma zona de estar. “É uma obra que vem potenciar o turismo que já existe nesta zona, muito procurada pela gastronomia e paisagem, e que vem também acabar com a utilização ilegal e insegura desta barragem para banhos, como tem vindo a acontecer”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que este é o primeiro passo previsto para no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, que estava há uma década pendente no Ministério do Ambiente.
A localização da Barragem de Odeleite, junto ao IC 27, que faz atualmente a ligação entre Castro Marim e Alcoutim e, quando concluído, fará a ligação a Mértola e a Beja, é um dos fatores chave no sucesso deste empreendimento.
A complementaridade desta nova infraestrutura com a canoagem e outras atividades que se podem agora desenvolver na Barragem de Odeleite, vem diversificar a oferta turística do concelho e contribuir para a sustentabilidade do território rural.
A localização da praia fluvial de Odeleite prende-se com o Plano de Ordenamento de Albufeira (POAO) aprovado pela (Resolução do Concelho de Ministros n.º 54/2014), incidindo o mesmo sobre o plano de água e respetiva zona terrestre de proteção da albufeira, inviabilizando qualquer zona de lazer a jusante da barragem. O POAO estabelece o regime de salvaguarda de recursos e valores naturais e o regime de gestão a observar na sua área de intervenção, com vista à utilização sustentável do território e definindo como prioridade na utilização da água desta barragem, o abastecimento público.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech