Paços de Ferreira, Saúde

Paços de Ferreira com cobertura integral de médicos de família

O Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, realizou no dia 8 de maio uma Jornada dedicada à Saúde, reunindo com os responsáveis dos Centros de Saúde de Paços de Ferreira e de Freamunde. O concelho tem agora cobertura integral de médicos de família, objetivo há muito tempo pretendido pelo atual Executivo Municipal e pela Direção do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Norte (ACES). O Vice-presidente, Paulo Sérgio Barbosa, a Vereadora da Saúde, Filomena Silva, o Diretor Executivo do ACES, Hugo Sousa Lopes, e a Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES, Alcina Bastos, também acompanharam a visita.

Oito instituições receberam o Executivo Municipal, para analisarem o ‘estado de saúde’ do concelho. As Unidades de Saúde Familiar de Freamunde, Santa Luzia, Citânia e Terras de Ferreira, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, a Radelfe e a Unidade de Saúde Pública do Aces Vale Sousa Norte foram os locais escolhidos para a visita.

14 mil pessoas sem médico de família em 2009

O atual Executivo Municipal procurou, desde a tomada de posse em outubro de 2013, resolver a ausência de médicos de família junto das instituições e da tutela da Saúde.

O mérito da conquita também é dos profissionais de Saúde . Para Humberto Brito, “Há que reconhecer e agradecer o trabalho e dedicação dos profissionais de saúde do concelho, médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, assistentes técnicos e assistentes operacionais, incluindo o novo diretor da ACES, Hugo Lopes, que tiveram um papel muito importante na resolução deste problema, permitindo que hoje o concelho de Paços de Ferreira esteja entre os melhores do país, no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde primários .”.

“Esta é mais uma vitória da nossa população contra uma situação que se arrastava há vários anos e aqueles que, com responsabilidades políticas, nada fizeram para mudar a situação” concluiu o Presidente da autarquia.

59.300 pessoas apoiadas

O ACES Vale do Sousa Norte, em Paços de Ferreira, presta cuidados de saúde a 59.300 utentes, acolhendo, inclusive, cidadãos oriundos dos concelhos vizinhos (Paredes e Lousada). Foi graças à intervenção do atual Executivo Municipal (nomeadamente do Presidente Humberto Brito, do Vice-presidente Paulo Barbosa e da Vereadora Filomena Silva) e do Diretor Executivo do ACES, Hugo Sousa Lopes, junto da Administração Regional de Saúde (ARS) Norte, que se conseguiu manter em funcionamento o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) em Paços de Ferreira.

No âmbito do rastreio ao cancro do colo do útero, o ACES Vale do Sousa Norte lidera na ARS Norte, com uma taxa de 94%. Entre 2014 e 2016, o agrupamento teve um aumento substancial na prestação de cuidados, com mais 11% de consultas de Medicina Geral e Familiar, 12% de consultas de Saúde Infantil, 38% de consultas de Saúde Materna e 48% de consultas de Planeamento Familiar.

As instituições

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira é uma unidade com intervenção direta na sociedade, que envolve escolas, a população em geral e utentes em cuidados domiciliários. Inclui Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) com disponibilidade para dez utentes. Destaca-se a parceria com o Município de Paços de Ferreira no âmbito da saúde oral infantil, que se baseia na intervenção em todas as escolas do concelho.

O internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), da Radelfe , tem capacidade para 22 utentes com internamento médio de 90 dias e 29 utentes com internamento de longa duração, apoiados por 50 profissionais de saúde. Possui um protocolo de tratamento e reabilitação de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o Ministério da Saúde, no seguimento de altas hospitalares. A comitiva foi recebida pelos administradores, Joaquim e Valentim Neto.

A Unidade de Saúde Pública do Aces Vale Sousa Norte é responsável pelo planeamento em saúde do ACES. Recentemente foi premiada com o financiamento de 14 mil euros no âmbito de um projeto da Missão Sorriso, implementado em duas indústrias do concelho de Paços de Ferreira. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Fernando Diniz, autoridade local de Saúde.

A URAP (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados) disponibiliza serviços na área da Nutrição, Psicologia e Serviço Social no ACES.

A Unidade de Saúde Familiar de Freamunde apoia 15.500 utentes. Recentemente foi alvo de obras e requalificação, encontrando-se em candidatura para creditação pela Direção-Geral da Saúde. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Rui Barbosa.

A Unidade de Saúde Familiar de Santa Luzia , em Freamunde, apoia 13.500 utentes. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Silva Barros.

A Unidade de Saúde Familiar Citânia apoia 12.700 utentes. A visita foi acompanhada pela coordenadora, Marta Pereira.

A Unidade de Saúde Familiar de Terras de Ferreira apoia 13.200 utentes. Graças ao desempenho dos profissionais, foi promovida recentemente ao modelo B. A visita foi acompanhada pelo coordenador, Luís Moreira.

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *