Guimarães passou a liderar, em 2016, a Classe A do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, correspondente à categoria de 24 “Municípios Grandes”, com uma população superior a 100 mil habitantes, principal classe de um estudo que avalia o estado da modernização digital das autarquias e o nível da sua relação eletrónica com os munícipes.
O resultado da análise às páginas de internet das 308 câmaras municipais portuguesas, efetuada entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, foi apresentado na sede da Microsoft, em Lisboa, esta sexta-feira, 05 de maio, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
Na Classe A, a Câmara de Guimarães, que tinha ficado no 3º lugar no ranking em 2014, ocupa agora a liderança da categoria, seguindo-se os municípios de Leiria e de Vila Franca de Xira, classificados no 2º e 3º lugar, respetivamente. No ranking geral, onde estão incluídas as restantes duas categorias de autarquias (Médias e Pequenas), com outro tipo de volume informativo, o estudo refere que Guimarães subiu oito lugares comparativamente com a última avaliação, passando do 15º posto para a 7ª posição em 308 municípios, depois de ter ocupado o 157º lugar em 2012.
A pesquisa, efetuada pelo Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (GÁVEA) e pelo Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, suporta-se na análise de quatro critérios: “Conteúdos: Tipo e Atualização”, “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização”, “Serviços Online” e “Participação”. Guimarães ocupa o 1º lugar na acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização do seu website, está na 2ª posição ao nível do tipo de informação e atualização, ocupa o 4º lugar no que diz respeito à participação de munícipes e, em 2016, encontra-se no 5º posto relativamente à disponibilização de serviços online.
Nova distinção digital
O estudo analisa e regista a evolução da presença dos municípios portugueses na Internet, no seguimento da resolução do Conselho de Ministros n.º 22/2001, de 27 de fevereiro, que determina a avaliação periódica dos sítios Web dos organismos da administração direta e indireta do Estado. A apresentação deste tipo de resultados permite avaliar o desenvolvimento do governo eletrónico local, avaliar o grau de sofisticação e maturidade do índice de presença na Internet das Câmaras e promover a partilha de experiências e boas práticas.
Refira-se que, em junho de 2014, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) reconheceu o portal da Câmara Municipal de Guimarães, então acabado de lançar com uma imagem renovada, como uma referência nas boas práticas em “Open Source” (“Código Aberto”) na Administração Pública. Um ano depois, em setembro de 2015, a Autarquia de Guimarães foi distinguida com o título de “Melhor Município Digital”, por ocasião da atribuição dos “Prémios Navegantes XXI”, uma iniciativa da ACEPI – Associação da Economia Digital, que reconhece projetos eletrónicos que mais tenham contribuído para transformar a Administração Pública Local portuguesa.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech