Cultura, Destaque, Seia

Está a chegar a XV edição do Festival de Artes de Seia

Em Seia, a primavera rima com ARTIS, uma importante iniciativa cultural direcionada à celebração das artes. A temática eleita para esta edição é centrada em “TEMPO(S)”, tendo subjacente, a essência do meio visual, naquilo que é uma relação complexa entre aquele que se olha e aquilo que é olhado.

Procurando reforçar a aposta na Cultura como fator de desenvolvimento, o Município de Seia, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, promove a 15ª edição do Festival de Artes de Seia – ARTIS, que decorre de 6 de maio a 3 de julho, na Casa Municipal da Cultura de Seia, no Posto de Turismo e em vários espaços da cidade, com diversos eventos de animação de rua, música, teatro e cinema.

Depois da abertura da exposição retrospectiva de fotografia de Pedro Ribeiro, patente no Posto de Turismo de Seia, a partir das 15h00 do dia 6 de maio, será inaugurada a sede da Associação de Arte e Imagem de Seia, num dos espaços do Mercado Municipal de Seia, recentemente remodelado.

Já a abertura oficial das exposições, está marcada para as 21h00 do dia 6 de maio, na Casa da Cultura, com Recepção do grupo de teatro Senna em Palco, para uma leitura encenada. Logo de seguida, os presentes serão convidados a descer ao Cineteatro para assistir ao concerto ‘Blue Spell’, do Túlio Augusto Jazz Group, seguindo-se a cerimónia de homenagem da Associação de Arte e Imagem de Seia a Pedro Ribeiro (fotografia) e Hélder Abreu (música).

As exposições coletivas, que decorrem nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, contam com 172 obras de artes plásticas de artistas locais e outros de vários pontos do país, registando-se também a participação do Brasil. Já o foyer do Cineteatro reúne 28 obras de fotógrafos profissionais e amadores. Ao todo, são 199 trabalhos (mais 40 do que em 2016) de várias áreas artísticas e que podem ser vistas pelo público.

No dia 14 de maio, às 15 horas, decorre a 8ª edição do Festival Especial, uma iniciativa que pretende fomentar o civismo, criatividade e solidariedade, com a participação de crianças e jovens portadores de multideficiências, mostrando o seu valor e talento no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.

A expressão dramática volta a ganhar destaque, nesta 15ª edição do ARTIS. Assim, o X Motin – Mostra de Teatro Infantojuvenil, que decorre de 15 a 20 de maio, inicia com a atuação do Grupo Senna em Palco, prossegue com os espetáculos promovidos pelos grupos de teatro das escolas do concelho, encerrando com a apresentação da peça “Osso”, de Rui Zink, pelo Teatro Calafrio (Guarda).

Procurando a valorização da criação artística dos agentes locais, nos domínios da pintura, escultura, fotografia, mas também da música, do cinema e de outras áreas criativas, onde cabe por exemplo a expressão dramática, Seia é, cada vez mais, uma cidade de referência no panorama cultural da região e um marco na criatividade artística, capaz de gerar novas dinâmicas diferenciadoras e envolventes.

Um espaço de reflexão, troca de ideias e de experiências.
No decorrer do festival estão ainda programadas ações como o Color Run pelas ruas da cidade, promovido pela Casa do Povo de Seia, a apresentação do livro ‘Confissões’, de Ana Santos, uma sessão de poesia, a exibição do exercício final do curso de teatro da Casa da Cultura, para além da ‘Residência artística’, promovida pela Academia Portuguesa de Bandas, o trabalho musical – ‘Vozes em meia ponte’ – de Ana Carina Reis e coreografia de Vanessa Silva e o concerto ‘Tejopará: rios que cantam’, por Andrezza Santos (Brasil), além do já aludido concerto de abertura ‘Blue Spell’, de Túlio Augusto Jazz Group.

De modo a criar uma espécie de roteiro cultural na cidade, o programa contempla ações de animação de rua, uma exposição dos alunos de artes da Escola Secundária de Seia, acessível de 16 Junho a 3 de Julho, na Galeria de Exposições temporárias do Posto de Turismo de Seia, destacando-se ainda o ciclo de cinema InTEMPOralidade(s), promovido pela Núcleo Cinéfilo de Seia – 7.ª Sena, com exibição de 4 filmes: Neruda, de Pablo Larraín; Paula Rego, Histórias e Segredos, de Nick Willing; David Lynch: the art life, de Jon Nguyen, Olivia Neergaard-holm, Rick Barnes e Gimme Danger, de Jim Jarmusch.

Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *