O Município de Ourique tem concretizado um conjunto de políticas sociais para as crianças, os jovens, as famílias e os idosos, num esforço de coesão social e de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
A par da Comparticipação Municipal de Medicamentos, da Apoio Social para Arranjos Domésticos do Município de Ourique, do projeto de transporte “Serra Acima” e de outras medidas municipais de apoios social, o Município de Ourique tem desenvolvido iniciativas para possibilitar à população sénior a visita a lugares que permitam o contacto com outras realidades.
Nesse quadro, um conjunto de 126 seniores do Concelho de Ourique visitarão a Ilha de São Miguel, na Região autónoma dos Açores, de 3 a 7 de maio.
Os participantes nesta viagem organizada pela Câmara Municipal de Ourique deviam de ter viajado em dois grupos, mas devido à greve na SATA, deslocar-se-ão para os Açores em conjunto: os 60 participantes das freguesias de Santana da Serra, União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia e União de Freguesias de Panóias e Conceição, e os 66 participantes da freguesia de Ourique.
A visita que terá a duração de 3 noites e 4 dias permite a realização do seguinte programa:
1º Dia
Visita guiada para conhecer a cidade de Ponta Delgada:
-Portas da Cidade, Igreja Matriz, Convento de Nossa Senhora da Esperança, Forte de São Brás, a Ermida de Nossa Senhora Mãe de Deus.
2º Dia
Visita guiada a:
– Lagoa do Fogo
– Caldeira Velha, cenário idílico, com uma cascata, fumarolas e uma piscina natural de água quente
– Lagoa das 7 Cidades, com passagem pelo Miradouro do Canário com as suas vistas imperdíveis, Vista do Rei com uma vista magnífica da Caldeira das Sete Cidades, com destaque para as Lagoas Verde e Azul.
3º Dia
Visita guiada a:
– Furnas, Ribeira Grande, uma bonita cidade no Norte de S. Miguel, Miradouro de Santa Iria, Pico do Ferro.
– Parque Terra Nostra, grandes colecções e jardins com plantas de importante valor histórico e cultural, nomeadamente a Colecção de Camélias, com mais de 600 exemplares
– Lagoa das Furnas, é nas margens da Lagoa das Furnas que se confecciona o famoso Cozido das Furnas, que depois vai para os restaurantes da vila.
– Fábrica de Chá Gorreana
– Visita à zona do Nordeste e às suas espectaculares paisagens, com passagem entre outros, pelo miradouro da Ponta do Sossego, Povoações, Ribeira dos Caldeirões e Ponta da Madrugada.
4º Dia
– Manhã Livre em Ponta Delgada antes do Regresso.
Como é usual ser dito, só um Povo com memória poderá ter futuro.
O Município de Ourique prossegue assim a afirmação de políticas para as pessoas, da valorização do território e da promoção de Ourique Capital do Porco Alentejano.