Maria Manuela Silva e Carlos Farinha Rodrigues são os oradores da próxima «Conferência de Arouca», com o tema «Repartição dos rendimentos, património e desenvolvimento». A sessão terá lugar no próximo dia 22 de abril, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, com início às 15:00.
A questão da interação e interdependência entre o desenvolvimento e a forma como a sociedade e o processo produtivo estão organizados, para afetar ou distribuir os resultados da riqueza criada, é um dos problemas mais centrais na construção do nosso presente e do nosso futuro. O desenvolvimento que desejamos poderá ser ou não realizado, de acordo com o esquema de repartição que tiver sido escolhido. Não é um problema individual. É um problema de sociedade.
Maria Manuela Silva tem Doutoramento Honoris Causa em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, onde foi Professora catedrática convidada; desempenhou diversos cargos na Administração Pública e hoje em dia coordena o Grupo Economia e Sociedade (GES). A sua intervenção centrar-se-á no trinómio Desenvolver, Crescer e Repartir.
Carlos Farinha Rodrigues é Professor do ISEG, Coordenador do Mestrado em Economia e Políticas Públicas daquele instituto, investigador do Cemapre e Coordenador científico do Observatório das Desigualdades (CIES-IUL). Na sua intervenção procurará apresentar os indicadores de desigualdade e pobreza em Portugal, bem como a sua recente evolução.
Mais informações em www.circuloculturaedemocracia.pt