Cultura, Portimão, Sociedade

Portimão comemora 43 anos da Revolução com “Abril Cores Mil”

O programa das comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril, em Portimão, foi delineado sob o mote “Abril Cores Mil” com o propósito de enfatizar o conjunto diversificado de incitativas que irão decorrer no âmbito desta efeméride.

O programa das cerimónias oficiais das comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril inicia-se no dia 19 de abril e termina no dia 25 de abril e será pautado por momentos de reflexão e debate, onde a história, o desporto, a música, o teatro e a literatura assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia. O programa deste ano conta com cerca de 35 iniciativas de diferentes índoles e com o envolvimento de várias entidades dirigido a vários públicos, onde todos têm a sua própria voz. Iniciativas estas, que respiram consciências, liberdade nas ruas, nos equipamentos municipais, no rio, no mar, no campo e com “cores mil” próprias da primavera singular portimonense.

No dia 19 de abril, às 18h00, terá lugar, no Auditório do Museu de Portimão a Conferência “A Revolução no Algarve e o Algarve na Revolução: O Caso de Portimão” por Maria João Raminhos Duarte, onde serão levantadas questões de como se integrou o Algarve nos preparativos revolucionários em Portimão e como foram vividos esses momentos.

No dia 20 de abril, às 21h30, a música estará em evidência na Casa Manuel Teixeira Gomes com o Recital por Afonso Dias em homenagem ao cidadão, poeta, compositor e cantor, arauto da liberdade “José Afonso – in memoriam”.

No dia 21, é tempo de teatro com o espetáculo “Portugal Não é Um País Pequeno” de André Amálio, com uma sessão dedicada para as escolas às 14h30 e outra às 21h30 para o público em geral. Ainda no mesmo dia 21, às 18h00, o Auditório do Museu de Portimão será palco da Conferencia “Bíblia, História e Filosofia” por Frederico Lourenço em colaboração com o Grupo de Filosofia da Escola Manuel Teixeira Gomes. A comemoração dos 43 anos da democracia termina este dia da melhor forma com o Ciclo de Conferências “Histórias com História”, às 21h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes com os convidados João Soares e Horácio Vale César.

Nos dias 22 e 23 de abril existem uma pluralidade de iniciativas que merecem grande destaque, nomeadamente no dia 22, o Concurso de “Momentos de Leitura”, às 09h30 protagonizado pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Secundário com a colaboração do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares. Neste mesmo dia, Portimão volta a acolher o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em Motonáutica, um dos mais emocionantes desportos de alta velocidade a nível mundial. A prova decorrerá entre os dias 22 e 23 de Abril, das 10h00 às 16h30 no estuário do rio Arade e promete emoções fortes para residentes e turistas.

Ainda no dia 22, das 14h30 às 22h30 e no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a história marca com a iniciativa “Um dia e uma Noite na Pré-História” junto do Centro Interpretativo e Monumentos Megalíticos de Alcalar, com entrada livre.

No dia 24 de abril merece relevo a inauguração da exposição “Abril Cores Mil” e a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2017. Este momento terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 17h30. Ainda neste dia, a música é o grande desafio para celebrar a Revolução em Portimão e pelas, 21h30, irá ter lugar no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 “Liberdade” com o Gato Malvado Ensemble e Filipa Sousa que canta com o Grupo Coral da Casa do Alentejo de Albufeira, organizado pelo Conservatório de Música de Portimão.

No dia 25 de abril, na Praça 1º de Maio e a partir das 09h00, o município evocará o 25 de Abril com uma cerimónia que integra o Hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a Arruada e Largada de Pombos. Pelas 10h00 tem início a XIII Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto). Às 10h15 terá lugar a Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo presidente e da presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por Momentos de Poesia por alunos de Escolas do Ensino Secundário de Portimão e por Momentos de Música pelo Conservatório de Música de Portimão.

Ainda no dia 25, pelas 15h00, irá realizar-se a Cerimónia de descerramento da placa de identificação da Escola Básica 2, 3 José Sobral na Mexilhoeira Grande, organizado pela Junta de Freguesia da vila. Às 16h30, na Junta de Freguesia de Portimão irá ser lançado o Livro dos Autarcas da Freguesia de Portimão. O dia da revolução dos cravos termina, às 18h00 no Grande Auditório do TEMPO com o Lançamento do Livro “Palavras de Liberdade: Coletânea de Poetas de Portimão”, um livro constituído por 25 autores e quatro ilustradores.

Às cerimónias oficiais do programa junta-se um conjunto de festividades, organizadas pelo movimento associativo, que passam por diversas manifestações desportivas e culturais que poderão ser consultadas em: http://vivaportimao.pt/images/2017/Abr/PROGRAMA-FINAL1—072E-17_CMP_25-de-Abril-2017.pdf

A criação da imagem alusiva às Comemorações do 25 Abril deste ano foi desenvolvida no âmbito do concurso “Abril Cores Mil”, implementado pelas bibliotecas escolares do 2º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Município de Portimão, e o cartaz vencedor tem a assinatura da aluna do 6ºF, Joana Duarte, da Escola Básica e Secundária da Bemposta.

 

 

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *