S. João da Madeira, Sociedade, Tecnologia

Serviço de vídeo-intérprete para atendimento através de Língua Gestual em S. João da Madeira

A Câmara Municipal de S. João da Madeira passou a dispor, desde o início desta semana, de um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que permite colocar surdos em comunicação com o atendimento da autarquia. Uma nova solução implementada no âmbito da adesão da Área Metropolitana do Porto a este sistema.

Para estes contactos, os cidadãos surdos que pretendam contactar com o atendimento da Câmara de S. João da Madeira devem realizar uma videochamada para o número 12472 ou através do site www.portaldocidadaosurdo.pt, pedindo para contactar o telefone 256200210 (linha de apoio da autarquia específica para esta comunicação).

Dessa forma, um licenciado em LGP ficará a comunicar à distância com o cidadão surdo (gestualmente) e com o técnico da Câmara (oralmente), servindo de ponte entre os dois.

Em parceria com Associação Portuguesa de Surdos (APS), o Serviin – como se designa este serviço – tem como principais objetivos anular a barreira na acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo que surdos possam contactar empresas e serviços de uma forma mais direta e autónoma.

Segundo os censos de 2011, em Portugal existem cerca de 533.000 pessoas com problemas auditivos, estimando-se – de acordo com informação prestada pelo Serviin – que 120.000 são Surdos de nascença ou que ficaram Surdos na primeira infância. No caso concreto de S. João da Madeira, essa estimativa aponta para aproximadamente 170 cidadãos Surdos.

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *