Oliveira de Azeméis, Sociedade

Casais de Oliveira de Azeméis recebem incentivos à natalidade

A Câmara de Oliveira de Azeméis entregou os primeiros cheques no âmbito do programa de incentivo à natalidade que entrou em vigor em janeiro deste ano.
O projeto, inserido nas políticas municipais de apoio à família, prevê a atribuição às famílias de uma comparticipação financeira de 500 euros por cada bebé nascido no concelho.

Desde o início do ano deram já entrada na autarquia 48 pedidos, 10 dos quais foram esta semana contemplados com o apoio pecuniário definido no regulamento.

Após entregar os cheques às famílias, no valor de cinco mil euros, o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, disse que o programa tem a ver com “o futuro do município”, sendo um meio de contrariar a atual taxa de natalidade do concelho que se situa nos 7,1%, valor inferior à média nacional (7,9%).

A comparticipação financeira à natalidade abrange também as crianças adotadas, até aos 12 anos de idade, por residentes no concelho.

“Este é um sinal positivo que a autarquia dá aos casais uma vez que a autarquia não podia ficar indiferente ao acentuado decréscimo da natalidade do país”, afirmou.

O autarca agradeceu aos casais por acreditarem no futuro do concelho, recordando que Oliveira de Azeméis “tem capacidade de atrair jovens pelos facto destes terem emprego e de viverem num município dos mais exportadores do país e com uma baixa taxa de desemprego”.

O apoio monetário pode ser utilizado na aquisição de vacinas, medicamentos, alimentação, artigos de higiene, puericultura, mobiliário, equipamento, vestuário e calçado.

O reembolso das despesas dos bens considerados indispensáveis ao saudável e harmonioso desenvolvimento da criança é efetuado mediante a apresentação dos documentos comprovativos de despesa.

O regulamento que define as regras do apoio obriga a que as despesas sejam efetuadas no comércio local caso contrário não haverá direito a reembolso.

O pedido para os casais usufruírem de incentivo deve ser feito 30 dias úteis a contar desde o nascimento ou adoção da criança em requerimento disponível no Gabinete de Apoio ao Munícipe.

A vereadora da ação social, Gracinda Leal, considerou a entrega dos cheques “um marco na história de Oliveira de Azeméis”, esclarecendo que as 10 primeiras comparticipações financeiras dizem respeito aos processos já concluídos.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *