Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Covelas, Póvoa de Lanhoso, inaugurou centro cívico da Rita

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Presidente da Junta de Freguesia de Covelas inauguraram a requalificação do centro cívico da Rita.

Os trabalhos envolveram, de entre outros aspetos, a construção de um muro de suporte com gradeamento, a pavimentação em calçada de passeios e de zona de estacionamento, a colocação de bancos, o ajardinamento e a construção de uma paragem de autocarros, de entre outros aspetos.

A cerimónia começou com o descerrar da placa. Coube ao pároco, Padre Rafael Poças, benzer o local, ao final da manhã de domingo passado, dia 26 de março. Depois seguiram-se as intervenções das entidades oficiais, a que assistiram dezenas de Covelenses, apesar da chuva.

Destacando que, em 12 anos de Presidência da Câmara Municipal, esta foi a obra mais polémica dos seus mandatos, Manuel Baptista salientou: “Sinto-me orgulhoso de ter feito esta obra”.

O autarca Povoense revelou que acompanhou o andamento dos trabalhos quase diariamente e dedicou esta obra aos Covelenses, em geral, e ao ex-Presidente de Junta, Jaime Oliveira, em particular. “Esta requalificação, a pedido da Junta, é também uma homenagem a si. Porque o senhor muito deu a esta terra”, salientou Manuel Baptista, de entre outras considerações àquele que dirigiu os destinos da freguesia durante mais de 30 anos.

O Presidente da Junta de Covelas, Manuel Freitas Fernandes, salientou que, ao longo do mandato nunca fizeram inaugurações. “Fazemo-lo hoje, porque entendemos que esta requalificação do centro cívico da Rita, pela sua beleza, merecia-o”, afirmou, recordando que, no dia 3 de janeiro de 2014, a antiga estrada nacional 103, na Rua da Rita, ruiu. “Desde esse dia, com o apoio da Câmara Municipal, sempre pressionámos as Infraestruturas de Portugal com vista à mais rápida e eficaz resolução deste problema. Em 12 de fevereiro de 2015, foi promulgado o acordo entre as Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal, que acabou com a cedência da Rua da Rita à Câmara Municipal. Daí para a frente a Junta de Freguesia abordou de forma muito séria a Câmara Municipal para que essa obra fosse executada e aqui estamos a inaugurá-la”.

Em seu entender, “tratava-se de uma grande intervenção, uma intervenção arrojada como a definíamos. Estamos certos que esta é uma obra que marcará o nosso mandato”. Para o autarca, “todos os Covelenses sentirão um orgulho imenso com esta realização. Queiramos ou não será sempre a sala de visitas da freguesia”. Finalizando, agradeceu à Câmara Municipal pela aceitação desta pretensão “e pelo total apoio concedido já que Covelas merecia uma obra desta dimensão”.

Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *