Sociedade, Trofa

Trofa reconhece o saber-fazer dos Santeiros no 1º Encontro “O Centro de Produção de Arte Sacra do Vale do Coronado”

Manter viva a tradição e fazer o levantamento de toda a informação e saber existente sobre a temática da imaginária religiosa de S. Mamede do Coronado, bem como reconhecer o trabalho dos Santeiros são os principais objetivos da realização do primeiro encontro “O Centro de Produção de Arte Sacra do Vale do Coronado”, organizado pela Câmara Municipal da Trofa.

Esta iniciativa decorre a 18 de março, entre as 9h00 e as 18h00, na Quinta do Comendador, em São Mamede do Coronado, precisamente a antiga residência de um dos mestres mais conhecidos, autor da 1ª Virgem da Capelinha das Aparições de Fátima.

A Trofa dá visibilidade ao saber-fazer dos santeiros de São Mamede do Coronado com a realização de um encontro que reúne investigador, entidades, igreja e santeiros num projeto comum de projeção desta imaginária religiosa.

Esta iniciativa vai ter a presença da Direção Regional de Cultura do Norte, de vários investigadores e professores universitários, do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima), além dos Santeiros Manuel Santos e Boaventura Matos, cujas oficinas vão ser visitadas no final.

Com esta ação, a Trofa e Portugal poderão saber mais sobre a Arte Sacra, os Artistas/Santeiros e toda a imaginária religiosa no século XX, num Encontro que vai envolver os mestres que ainda têm oficinas em funcionamento.

Este seminário é mais uma etapa do trabalho que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal para salvaguardar esta herança associada à produção de imaginária religiosa que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado.

Nessa linha, já foi adquirido em 2014 o espólio da oficina Stúdio Nossa Senhora de Fátima do mestre Avelino Moreira Vinhas, foi também formulada a proposta de inscrição do Saber-fazer dos Santeiros de São Mamede do Coronado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Entretanto, a Autarquia atribuiu ainda, em 2015, a todos os Artistas/Santeiros em atividade, a Medalha de Mérito Cultural – Grau Ouro.

PROGRAMA

MANHÃ
9h00 – Abertura do secretariado
10h00 – Sessão de boas vindas pelo Presidente da Câmara Municipal da Trofa e pelo Diretor Regional de Cultura do Norte
Moderadora: Cidália Duarte (Direção Regional de Cultura do Norte)
10h20 – Luís Alexandre Rodrigues (Professor. Investigador) – “A imaginária em Portugal na Idade Média e no Barroco”
11h00 – Pausa
11h20 – Marco Daniel Duarte (Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima) – “A imagem da Nossa Senhora do Rosário de Fátima”
12h00 – Debate
12h30 – Pausa para almoço
TARDE
Moderadora: Dr.ª Elvira Rebelo (Direção Regional de Cultura do Norte)
14h30 – Manuel Tedim (Universidade Portucalense) -“A tradição da imaginária religiosa em São Mamede do Coronado”
15h15 – Pausa
15h30 – Laura Silva e Napoleão Ribeiro (Câmara Municipal da Trofa) -“A inscrição do saber fazer dos santeiros de São Mamede do Coronado no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial”
16h15 – Debate
16h30 – Visita às oficinas de Manuel Santos e Boaventura Matos

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *