O Festival Seia Jazz & Blues continua a ser uma referência da programação cultural do Município, com um cartaz que assegura um lugar de destaque na agenda dos adeptos da conjugação entre jazz e blues. A grande novidade desta XIII edição foi a presença e atuação do grupo espanhol Susan Santos Band.
Numa noite de grande intensidade, presenteando a multidão com concerto carregado de brilhantismo, a banda formada pela guitarrista e cantora espanhola Susan Santos, subiu no passado dia 11 de Março, pelas 22h00, ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, guiando o público presente pelos caminhos do blues e do rock, sem nunca esquecer as raízes americanas e o seu estilo particular de entender a música.
Com uma energia inesgotável, carisma e uma capacidade única de cantar e tocar guitarra, num espetáculo em formato trio, Susan mostrou o porquê de ser uma apaixonada pelos blues, uma verdadeira entertainer e uma das favoritas de muitos fãs do género musical.
Na noite anterior, o palco ficou por conta do músico português Kiko Pereira. Considerado pelo crítico José Duarte como o melhor cantor de jazz do nosso país, trouxe à cidade de Seia a alegria, ritmo e melodia da sua inconfundível voz.
Já no primeiro concerto do festival, o público presente pôde assistir ao exemplar desempenho da Big Band EPSE (Escola Profissional da Serra da Estrela), acompanhada por dois convidados muito especiais: João Barradas – um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música clássica, o jazz e o improviso; e Bárbara Maximino – uma jovem talentosa cantora, natural de Seia, que tem pisado vários palcos, incluindo em diversas participações televisivas.
A iniciativa cultural terminou com a exibição do filme Miles Ahead – um retrato inspirado em eventos da vida de Miles Davis, um dos génios criativos da música do século XX.
Município de Seia volta a levar Jazz às escolas do concelho
A missão de familiarizar os alunos com as práticas musicais, despertando-os para o mundo dos sons que nos rodeiam e incentivando-os ainda ao desenvolvimento da criação artística, foi cumprida.
No âmbito da programação, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Jazz iniciou o seu périplo na cidade, pelas escolas do concelho. Cerca de 650 crianças foram abrangidas pela iniciativa “Escolas com Jazz”, com a colaboração da Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE).
Com o objetivo de promover o contacto dos alunos com este estilo musical, este ano o tema central – “O acordeão no Jazz” – para além da componente instrumental, teve um elemento de canto associado. Assim sendo, sob a orientação de Hélder Abreu, os jovens foram convidados a ensaiar o tema ‘My Favorite Things’.
Depois da experiência, todos os alunos que manifestaram interesse, ou foram selecionados, aventuraram-se na interpretação do arranjo musical no concerto de abertura do festival.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech