A Câmara Municipal de Guimarães, com o projeto Eco-Parlamento, é uma das cinco selecionadas para a segunda fase do “Prémio Boas Práticas de Participação”, promovido pela Rede de Autarquias Participativas (RAP). Depois de ter alcançado um 2º lugar na avaliação do júri, o projeto que coloca alunos do ensino básico a debater assuntos ambientais está agora a ser submetido à votação do público, a par de cinco outros projetos de boas práticas. O sufrágio decorre até às 23:59 horas do próximo domingo, 12 de março, e o processo de votação é simples.
Cada utilizador tem direito a dois votos, que deverão obrigatoriamente ser atribuídos a duas práticas diferentes. Se o votante atribuir apenas um voto, o mesmo não será considerado válido. Para votar, terá que introduzir o número de contribuinte (NIF) e facultar dados relacionados com a data de nascimento, género e localidade de residência. A inserção desta informação não afeta o direito ao voto secreto e serve apenas para validar a votação, bem como traçar um perfil global dos votantes.
Todos os cidadãos podem votar via online no portal www.portugalparticipa.pt, no separador “Votação”. Para que possa exercer o seu direito de voto, basta fazer o seu login (início de sessão) ou registo na página (opção “Login/registo” no canto superior direito da página). A ligação para a votação no Eco-Parlamento de Guimarães é a seguinte: http://portugalparticipa.pt/
Este prémio, com periodicidade anual, tem por objetivo constituir um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa. O modelo pretende reconhecer e valorizar instrumentos que apelem ao envolvimento dos cidadãos em toda a esfera da vida pública, fomentar o desenvolvimento dessas práticas através da criação de espaços de partilha de poder entre a Administração Pública e cidadãos, bem como construir um historial de boas práticas de democracia participativa no país.
Registe-se para votar:
http://portugalparticipa.pt/
(depois de login, clicar em votação)
Votar:
http://portugalparticipa.pt/
O registo de um utilizador pressupõe que o mesmo tenha um email válido.