Início Temas Sociedade Câmara Municipal de Vizela apresenta candidatura no âmbito do POCTEP 2014-2020

Câmara Municipal de Vizela apresenta candidatura no âmbito do POCTEP 2014-2020

0
Câmara Municipal de Vizela apresenta candidatura no âmbito do POCTEP 2014-2020

A Câmara Municipal de Vizela apresentou uma candidatura ao INTERREG – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Espanha e Portugal) para a obtenção de financiamento, para a concretização do projeto designado por HYDROTHERMAS, FUENTES DE BIODIVERSIDAD: PROOTECCCIÓN Y GESTIÓN INTEGRADA DE LOS ECOSISTEMAS DE LAS VILLAS TERMALES.

De referir que os objetivos deste projeto visam: impulsionar e fomentar a proteção do património cultural e natural relacionado com as águas termais, de forma a favorecer o desenvolvimento das zonas com maior riqueza neste tipo de recursos tanto em Espanha como em Portugal, concretamente a província de Pontevedra e todo o Noroeste de Portugal; incrementar o maior número de turistas através da ocupação das unidades hoteleiras dessas cidades termais, desenvolvendo novos produtos e serviços, bem como ações de promoção conjuntas, direcionadas para novos segmentos de público; favorecer novos modelos de gestão que se foquem tanto na sustentabilidade das águas termais como nos recursos naturais e do património cultural das cidades termais aderentes, e por último melhorar o estado de conservação dos habitats das mesmas.

Os principais anseios da Câmara Municipal de Vizela com a aprovação desta candidatura, são a proteção e controlo dos aquíferos termais perante os riscos de contaminação, apostar no valor paisagístico e do património arquitetónico, cultural e natural da nossa cidade e melhorar a competitividade e ampliar a oferta termal e, hoteleira de Vizela. Para isso, apostará também na criação de instrumentos informativos e promocionais em conjunto com todas as cidades termais do território abrangido por este projeto.

Em suma, da aprovação desta candidatura resultará em simultâneo, a criação de um Observatório – Centro de Interpretação da Biodiversidade e Termalismo de Vizela, sito no Parque das Termas de Vizela. Com este observatório, pretende-se acionar a valorização e a proteção do Parque das Termas e da sua riqueza natural. No espaço será possível obter a informação através de meios audiovisuais e informáticos da biodiversidade existente no concelho, bem como, servir de apoio à visitação dos espaços naturais do mesmo e do Complexo Termal.

Este projeto no Parque das Termas, complementará assim outros projetos já implementados no local pela Autarquia (tais como o HighTech4Nature promovido em parceria com a BAICIÊNCIA – visa a utilização do QR-CODE para facilitar na interpretação da biodiversidade existente naquele espaço natural), sendo que nesta vertente, será direcionada para os recursos termais existentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui