Economia, Reguengos de Monsaraz

Município de Reguengos de Monsaraz é o mais transparente do Alentejo Central

O Município de Reguengos de Monsaraz é o mais transparente do Alentejo Central e o vigésimo terceiro a nível nacional, de acordo com o Índice de Transparência Municipal de 2016 elaborado pela Associação Cívica Transparência e Integridade. Num total de 100 pontos possíveis, Reguengos de Monsaraz obteve 88,60, muito superior à média nacional que foi de 52 pontos.

O Índice de Transparência Municipal mede o grau de transparência das 308 câmaras municipais através da análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus sites. Este índice é composto por 76 indicadores agrupados em sete áreas.

Nestes itens, Reguengos de Monsaraz obteve 92,9 pontos em cada uma das seguintes áreas: Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; Planos e relatórios; Impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; Relação com a sociedade; Contratação pública. A autarquia alcançou ainda a pontuação máxima de 100 pontos na área da transparência económico-financeira e de 71,4 pontos no item referente ao urbanismo.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “é fundamental os cidadãos terem acesso a toda a informação de interesse público para compreenderem a exigência, o rigor e a ética dos seus eleitos. Reguengos de Monsaraz passou com distinção neste indicador que avaliou todos os municípios e está em linha com um dos nossos grandes objetivos de transmitir o máximo de informação aos munícipes e estarmos a contribuir para uma cidadania ativa e participativa”. O autarca acrescenta que “é por isso o momento de agradecer profundamente a todos aqueles que diariamente contribuem para levar a cabo a nossa missão pública, com muita dedicação, sentido de missão e grande profissionalismo”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *