25 grupos subiram ao palco, em Celorico de Basto, para cantar as “mais belas” músicas das janeiras e assim manter as tradições bem vincadas. Tudo aconteceu no último domingo do mês, ontem, 29 de janeiro, no pavilhão gimnodesportivo da EB 2,3/S de Celorico de Basto.
“É fundamental manter as tradições bem enraizadas porque são parte da nossa identidade. São estes usos e costumes que nos realçam enquanto comunidade por isso, tudo faremos para continuar a criar meios de incentivo à participação da população nestas iniciativas” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Vamos já na XVII edição de um evento que atrai cada vez mais participantes, este ano contamos com 25 grupos a mostrar o melhor das janeiras, o que demonstra o dinamismo das associações locais, que participam com brio e empenho. Ao mesmo tempo, atraímos centenas de pessoas que gostam, que valorizam e que aplaudem ações criadas em prol das tradições” realçou.
Os 25 grupos participantes tiveram que se cingir às normas impostas no regulamento para participar no encontro “Vamos Cantar as Janeiras”. Normas que tornam o encontro mais rico e mais interessante do ponto de vista musical e visual.
A participar esteve, por ordem de atuação, o Grupo de Catequese de Agilde, o Amar e Partilhar 21, a Universidade Sénior, a Associação Cultural e Recreativa de Caçarilhe e Amigos, o Rancho Recreativo e Cultural de Sta. Maria de Canedo, a ACRSD – Molares com Vida, a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, o Grupo Coral de S. Pedro Britelo, o Centro Cultural Folclórico de Gandarela, a União de Freguesias de Carvalho, o Grupo Coral do Divino Salvador de Fervença, o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela de Basto, os Suspensórios, o rancho Folclórico do rego, o Grupo de Teatro Celoricense – GTC, a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Celorico de Basto e Arnoia, o Grupo Coral do Rego, o Grupo de Amigos da Santa Casa da Misericórdia, ADIC – Associação Dinamizadora dos Interesses do Corgo, o Grupo das Cordas, a Junta de Freguesia de Agilde, o Grupo de Cantares da Escola Profissional Fermil e Celorico de Basto, a CRCD amigos do Castelo, o Clube Desportivo Celoricense e o Futebol Clube da Gandarela.
Pelo palco passaram variadíssimas músicas de janeiras com letras como “janeiras”, “Vós que estais à janela”, “Cantamos boas festas com alegria”, “Em Belém nasceu”, “Reisadas 2017”, “Janeiras lindas Janeiras”, “Um pastor vindo de longe” e muitas outras que prenderam o público até ao fim do espetáculo.
No final, todos os grupos participantes receberam o diploma e o prémio de participação das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, do Vereador da Cultura, Fernando Peixoto, e do Chefe de Gabinete da Presidência, Paulo Mota.