Início Destaque Mercado Municipal de Portimão comemora 10 anos

Mercado Municipal de Portimão comemora 10 anos

0
Mercado Municipal de Portimão  comemora 10 anos

O começo do novo ano representa para o Mercado Municipal de Portimão um renovado desafio, que conta com a participação dos operadores e da Câmara Municipal de Portimão em irem de encontro à procura dos seus clientes, modernizando e inovando de forma a reforçarem a dinâmica comercial do espaço e o envolvimento com a sociedade local que tem sido muito bem aceite.

Mantendo a mesma filosofia traçada desde que abriu as suas portas, o ano de 2017 voltará a ser sinónimo de muita animação nas mais variadas facetas, desde a promoção dos produtos regionais a festas temáticas de produtos, iniciativas na área da saúde e desporto, passando por exposições e comemoração de datas especiais.

De referir que no ano 2016 o Mercado Avenida São João Deus registou uma média mensal de entradas de 50.000 clientes/visitantes, fruto da confiança e da qualidade dos produtos que são comercializados neste equipamento, aliado as valências que disponibiliza aos seus clientes, destacando-se o horário alargado do espaço, que funciona de 2ª a 6ª feira das 07h00 às 14h00 e das 17h00 às 20h00 e ao sábado das 07h00 às 14h00.

No ano em que o Mercado Avenida São João Deus assinala uma década está a ser delineado um programa de ações e eventos em conjunto com os operadores e parceiros locais que pretende destacar o papel do mercado enquanto equipamento comercial e espaço social de encontro e partilha de locais e visitantes do concelho.

Até junho, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, o comércio local vem ao Mercado, contando com a presença dos associados da ACRAL divulgando os seus serviços e dinamizando as manhãs de sábado. Uma iniciativa que integra um conjunto de ações até final do ano de 2017, no âmbito do protocolo de colaboração e dinamização do comércio local realizado entre a ACRAL e a Câmara Municipal de Portimão. Dessas ações destaca-se a realização de um Stock Out no espaço do mercado já no mês de março.

No mês de fevereiro sucedem-se atividades no Mercado, com realce para a Festa da Laranja, que tanto sucesso tem registado ao longo das edições anteriores e que promete algumas novidades. A laranja é rainha da festa, e o mote para um conjunto de atividades que vão desde a promoção da laranja a um preço especial, demonstrações culinárias, sessões de aconselhamento sobre consumo de citrinos, entre outros.

O mês de abril traz o evento “Há livros no Mercado” onde, ao longo de seis dias, as bancas vão transformar-se em estantes e será possível comprar livros a preços simbólicos, aprender a cuidar dos seus livros e conviver com a leitura, contando ainda com sessões de hora do conto, onde os sabores estão a par com as histórias infantis para os alunos do 1º ciclo de escolas do concelho.

Um conjunto de promoções de produtos da época, mostras temáticas, exposições e outras iniciativas na área do desporto e comemorações de datas especiais fazem parte do programa do mercado.

O ano de 2017 terminará em beleza, com as comemorações do 10º aniversário do Mercado Municipal de Portimão, envolvidas no clima natalício tão próprio da época, em particular através da comemoração do aniversário e estão a ser delineadas muitas surpresas ao longo deste mês de dezembro.

Em linhas gerais, esta programação mais não pretende do que reforçar o papel do Mercado no seio da comunidade e é preparada com o empenho dos operadores dos diversos sectores que mantêm um diálogo construtivo e profícuo com o executivo camarário.

Desde a sua abertura este equipamento tem mantido uma preocupação ambiental registando, anualmente, impressionantes valores de recolha de materiais recicláveis. O ano de 2016, não foi exceção, e os números falam por si. A recolha de óleo e pilhas usados continua a ser uma iniciativa de grande aceitação junto da população e, só no ano passado, foram depositados 671 litros de óleo usado e 80 kg de pilhas gastas. Estes dois materiais têm posteriormente utilizações diversas: uma vez reciclado, o óleo alimentar transforma-se em biocombustível ou pode inclusive ser utilizado no fabrico de sabão; já as pilhas, depois de decompostas, são utilizadas na cerâmica, na pigmentação de tintas e até no fabrico de fogo-de-artifício.

Ainda em 2016, o Mercado da Avenida São João de Deus separou mais de 3,5 toneladas de papel e cartão, e 860 kg de plástico. Por sua vez, o Mercado de Venda por Grosso reciclou mais de 41 toneladas de papel e cartão, mais de 8 toneladas de madeira e aproximadamente 6 toneladas de embalagens de plástico. A recolha de todos estes materiais é assegurada pela empresa ALGAR.
Os valores alcançados realçam desta forma a contribuição do Mercado Avenida São João Deus para a sustentabilidade do nosso planeta – deposite o seu óleo alimentar usado e pilhas nos pontos de recolha existentes no piso -1 do Mercado da Avenida São João de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui