Destaque, Sociedade, Vila do Conde

Albergue de Santa Clara em Vila do Conde termina 2016 com 2542 peregrinos

Desde a sua inauguração a 15 de Março, o Albergue de Santa Clara terminou o ano de 2016 com 2542 peregrinos.

A nacionalidade com maior número de peregrinos corresponde à Alemã, com 697, seguidos dos Polacos, com 284, e dos Italianos, com 142, seguidos de Espanhóis, Americanos e Holandeses. No total o albergue recebeu 51 nacionalidades diferentes e representativas dos 5 continentes.

De destacar que o albergue recebeu peregrinos de nacionalidades pouco comuns nos Caminhos de Santiago como são os Indianos, os Iranianos, os Israelitas, os Sul-Coreanos, os Japoneses, os Malaios, ou os Tailandeses. Em 2015, na Oficina de Peregrino, em Santiago de Compostela, aquelas nacionalidades representaram menos de 1% do total dos peregrinos.

A grande maioria dos peregrinos inicia o Caminho Português na cidade do Porto, mas também os há, em grande quantidade, que escolheram Lisboa como ponto de partida. Em menor quantidade há os que declararam Vila do Conde como ponto de início da sua caminhada. Facto curioso é o de notar um fluxo constante de peregrinos que partem de Santiago de Compostela e passaram por Vila do Conde.

Durante este ano foram diversos os dias em que aquele equipamento esteve completo, sinal da atratividade que o Caminho Português está a ter e dando um sinal claro e positivo sobre o que ocorrerá em 2017.

A qualidade das instalações e das pessoas que têm feito o acolhimento dos peregrinos, entre voluntários e funcionários, é um dos pontos fortes mencionados pelos peregrinos das múltiplas mensagens que deixam ficar no Albergue de Santa Clara. Há, inclusivamente, peregrinos que, uma vez chegados a Santiago de Compostela, regressam ao Albergue de Santa Clara, partilhando a sua experiência e apreço pelo acolhimento feito.

A Câmara Municipal de Vila do Conde tem vindo a fazer um esforço no sentido de qualificar o Caminho Português no seu território. Brevemente iniciar-se-ão investimentos que visam dar um maior apoio aos peregrinos, nomeadamente por via da colocação de nova sinalização do Caminho Português da Costa e de novos painéis informativos. Estas ações são apoiadas pelo Norte 2020. É expectável que durante o presente ano também se façam investimentos semelhantes Caminho Português Central.

A todos os peregrinos: Bom Caminho.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *