A Câmara Municipal da Lousã, numa organização conjunta com a Lousitânea-Liga de Amigos da Serra da Lousã, inaugurou no dia 21 de janeiro, a exposição etnográfica sobre as máscaras do entrudo das aldeias do xisto da Serra da Lousã. Um mostra que pretende dar a conhecer como foi e é o entrudo tradicional serrano, fazendo uso das máscaras tradicionais, trajes e adornos usados pelos foliões e que estará patente no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, até 21 de fevereiro.
As máscaras expostas são em cortiça, extraída dos sobreiros da Serra da Lousã ou reaproveitada dos velhos cortiços das abelhas. Representam figuras medonhas e diabólicas.
Algumas possuem adornos jocosos como cornos de cabra, barbas de milho, lã de ovelha, dentes de javali, cabaças e ainda algumas pinturas discretas.
Integra ainda a exposição um conjunto de trajes com farrapos, lenços, xailes, chocalhos à cintura, campainhas, bengalas, cajados, um velho guarda-chuva e velhos funis de metal, tudo em pleno de afirmação de uma tradição.
A exposição contou, no dia da inauguração com animação de foliões e no mês seguinte, no dia 18 de fevereiro, pelas 1h5, no mesmo espaço, terá lugar uma oficina de construção de máscaras em cortiça, orientada pelo artesão goiense José Cerdeira.
A participação é gratuita mas carece de inscrição para o seguinte endereço eletrónico: museu.etnografico@cm-lousa.pt
Se procura empresas de criação de websites pode contactar a Livetech