Celorico de Basto de Basto dá as boas vindas à Festa Internacional das Camélias

Date:

No dia 20 de janeiro, Celorico de Basto lançou oficialmente a Festa Internacional das Camélias, que acontece, neste concelho, durante o mês de março, com uma obra de arte produzida no âmbito do Café Cultural-Residência Artística.

“Este é um painel grandioso que destaca um património natural que nos identifica e que queremos valorizar, incrementar e tornar um dos pontos de atração turística do concelho” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, aquando da fotografia de grupo junto à obra. “Temos aqui um trabalho muito bem conseguido produzido por um grande artista, o Francisco Camilo, associado à camélia, um símbolo do concelho e da região, onde é destaque a figura feminina, a cor, o contraste. É também preciso referir que a residência artística pretende promover a cultura em Celorico de Basto em diferentes áreas como o teatro, artes plásticas, a dança, a música, e muito mais, numa oferta generalizada para quem cá vive e para quem nos visita”. Joaquim Mota e Silva observou ainda a pertinência desta iniciativa e a interação criada com a população. “Durante as semanas em que decorre a residência artística, sobretudo em alturas de menor atividade, é importante ressalvar a qualidade dos artistas que nos visitam e que ficam connosco durante um período de tempo, e principalmente a interação criada com a população local, os artistas e os curiosos que gostariam de experimentar a arte. O resultado final é absolutamente incrível e ficamos com marcas muito positivas da estadia destes artistas” frisou.

Recordar ainda as observações do artista plástico Francisco Camilo que descreveu a obra como um “esboço da Camélia acoplado à figura humana”. O artista realçou que lhe foi proposto “a criação de uma série de murais e que culminaria com um mural “grandioso” dedicado a uma dos marcos naturais de Celorico de Basto, a Camélia”.

De forma simbólica o presidente da Câmara Municipal, colaboradores do município e todos os que quiseram comparecer, fizeram uma fotografia de grupo em frente ao “Grandioso” Mural de Graffiti, como forma de lançamento da Festa Internacional das Camélias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...