Celorico de Basto, Desporto, Destaque

Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto veio “Semear o Boccia” a Celorico de Basto

O projeto “Semear o Boccia” esteve, no dia 19 de janeiro, em Celorico de Basto a formar técnicos na modalidade e, ao mesmo tempo, a consciencializa-los para a divulgação e promoção da mesma na região, promovendo assim, a atividade física e por consequência a melhoria da qualidade de vida dos praticantes.

A formação, dada pelo Selecionar Nacional de Boccia, Luís Ferreira, dividiu-se em duas sessões, a parte teórica, que decorreu no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e a parte prática, que teve lugar no gimnodesportivo da EB 2,3/S, e contou com a participação dezenas de formandos, sobretudo técnicos que trabalham com idosos e/ou com pessoas portadoras de deficiência.

Uma modalidade eleita como desporto paralímpico com as regras e os materiais utilizados adaptados para possibilitar a prática a pessoas com dificuldades motoras.

“Estamos a capacitar os nossos técnicos e todos aqueles que pretendam conhecer o Boccia de forma mais profunda para que possamos introduzir a modalidade no concelho e futuramente promover competições. É cada vez mais importante encontrar todo o tipo de mecanismos que incentivem à prática de exercício físico e melhorem a qualidade de vida dos nossos idosos e de todos os que pretendam praticar a modalidade. Importa de facto, salientar que, todos com ou sem dificuldades físicas, podem e devem praticar a modalidade que prima pela habilidade e inteligência do jogador em cada jogada” disse o vereador da Cultura, Fernando Peixoto.

Este jogo foi introduzido em Portugal em 1983 e apresenta um regulamento próprio orientador para atletas e treinadores. Durante a sessão, os formandos aprenderam como se joga o boccia que tem por objetivo colocar as bolas de cor, seis azuis e 6 vermelhas, o mais perto possível da bola alvo, a bola branca, que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador para dentro do campo. É um jogo que poderá ser individual ou coletivo, jogado num campo delimitado por 12,5m de cumprimento e 6m de largura.

Os formandos ficaram ainda elucidados para as técnicas e estratégias básicas do jogo, para a organização interna e para a organização de provas.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *