
A 12ª edição do projeto educativo Animar arranca com o espetáculo ao vivo “Mão Verde”, com letras de Capicua e música de Pedro Geraldes, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Na sexta-feira, dia 20, terão lugar sessões para as escolas, às 10h e 14h30, e no sábado, dia 21, o espetáculo será dirigido a toda a família, pelas 15h.
Pensado para crianças mas sem pretender ser infantil, “Mão Verde” assinala a estreia da rapper portuense Capicua – que se destacou no panorama musical português com temas como “Vayorken”, “Maria Capaz” e “Sereia Louca” – e de Pedro Geraldes – guitarrista dos Linda Martini – no universo dos mais novos.
Durante cerca de uma hora, com vários momentos de interação com o público, “Mão Verde” passa uma mensagem ecologista através de canções alegres e de uma abordagem divertida a diversos temas do quotidiano e do universo verde: as cores das flores, o cheiro das ervas aromáticas, a agricultura, entre outros. As histórias são contadas por Capicua, com rap, rimas e jogos de palavras, sobre as batidas coloridas dos instrumentos musicais tocados ao vivo por Pedro Geraldes.
“Mão Verde” originou um disco-livro com ilustrações de Maria Herreros e pequenas notas do agricultor Luís Alves. Os videoclipes dos singles “Quente & Frio” e “Erva-de-Cheiro” foram realizados pela vilacondense Alice Eça Guimarães, cineasta que participou na edição anterior da Animar.
Criado pela equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, o projeto educativo Animar desenvolve anualmente diversas atividades em torno do cinema de animação dirigidas às famílias mas, sobretudo, à comunidade escolar da região norte. Até junho, estão planeados ateliês de animação orientados por formadores convidados, ateliês de iniciação de cinema na sala de aula, visitas guiadas à Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras “Antes do Filme”.
À semelhança das edições anteriores, o centro destas atividades voltará a ser a exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, que, este ano, destaca os telediscos portugueses de animação de Capicua, Pedro Geraldes, Samuel Úria, passando por Os Azeitonas e Quinta do Bill. A inauguração está marcada para o dia 18 de fevereiro, às 15h.