Está marcada para hoje, 9 de janeiro, pelas 15h30, o início das obras de requalificação do Antigo Canal do Caminho de Ferro, localizado no centro da cidade da Trofa.
Esta obra vai criar a Alameda da Estação e é considerada uma obra histórica que pretende transformar profundamente o núcleo central do Concelho.
Este espaço, localizado no coração da Trofa, ficou abandonado depois ter sido retirada a linha do caminho de ferro do centro, em 2010, com a entrada em funcionamento da variante ferroviária e com a construção da nova estação.
Agora, fruto de um projeto cofinanciado pelo programa Portugal 2020, o Executivo Municipal, liderado por Sérgio Humberto, avança com a reestruturação e requalificação da área, dando continuidade à intervenção efetuada nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, numa obra cujo investimento ascende aos 2,5 milhões de euros.
Este projeto com um prazo previsto de execução de 120 dias, representa a requalificação de 42.000m², incluindo 13.000m² de espaços verdes, 250 novas árvores, mais de 17.000m² de percursos pedonais, cerca de 730 metros de ciclovia e 700m² de área desportiva com áreas de jogos, trampolins, skatepark e streetbasket, além de equipamentos fitness.
Depois de recuperada, toda esta área vai acolher eventos que dignifiquem a Trofa e que mobilizem Trofenses e visitantes, para revitalizar o comércio e a vivência geral da zona central do Concelho, assumindo-se como motor do desenvolvimento urbano, acabando com a barreira arquitetónica herdada do caminho-de-ferro e restituindo a vitalidade que esta zona nobre e central teve no século XX.
Com esta obra, a cidade recupera o espaço que o comboio ocupou, quando criou uma enorme barreira arquitetónica à circulação pedonal e viária. Um obstáculo que condicionou, durante largos anos, o crescimento e a vivência da cidade.
Associada aos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e ao Parque das Azenhas, a Alameda transforma-se num extenso Parque Urbano, com mais de 67.000m², formando um amplo continuum verde com características únicas na região.
ALAMEDA DA ESTAÇÃO
42.000m² de Área de Intervenção
18.000m² de Percursos Pedonais
13.000m² de Espaços Verdes à disposição
250 Novas Árvores
730m de Ciclovias
700m² de Área Desportiva
250 Lugares de Estacionamento Gratuito
Áreas de jogos com Trampolins, Skatepark e Streetbasket
Equipamentos fitness
Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech