Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, vai proceder à entrega de uma carrinha de serviço para o Centro de Saúde de Mação esta quarta-feira, 4 de janeiro. O ato terá lugar no Centro de Saúde às 12h.
A viatura foi adquirida pela Câmara Municipal de Mação no âmbito de um protocolo de colaboração entre a Autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP para que seja utilizada pelos profissionais da Unidade de Saúde Pública de Mação na prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita do Concelho.
Com esta viatura o Centro de Saúde irá continuar a garantir a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e continuidade dos seus serviços no Concelho, tal como cuidados no âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde e na integração em redes de apoio à família. Abrangerá todos os cidadãos residentes na área geográfica do Concelho de Mação, mais concretamente pessoas de todas as idades com dependência funcional, com doença crónica ou incurável.
Um trabalho abrangente destes profissionais que, dada a extensão do Concelho e a dispersão das localidades assim como o facto de funcionarem seis polos assistenciais, sairá agora mais facilitado no que respeita à sua deslocação entre a sede e os polos e também o domicílio dos utentes, assim como à deslocação pontual a outras unidades do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.
A cedência desta viatura da Câmara Municipal ao Centro de Saúde de Mação insere-se na política de apoio da Autarquia às atividades de natureza social, nomeadamente aquelas que contribuam para a promoção da saúde e prevenção de doenças dos seus Munícipes.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mação, “esta será uma mais-valia não só para os profissionais de saúde, que terão agora mais um instrumento que facilitará a execução do seu trabalho, mas sobretudo para os Munícipes do nosso Concelho que continuarão a ter acesso aos cuidados necessários de saúde. Para nós, autarcas, permite-nos encarar com tranquilidade esta área tão sensível e sempre prioritária, que não poderemos jamais descurar. Cabe agora a estes profissionais darem o melhor uso e zelarem da melhor forma por este veículo que, em bom rigor, nos irá servir a todos”.