Início Porto Póvoa de Varzim Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago na Póvoa de Varzim terminou com balanço positivo

Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago na Póvoa de Varzim terminou com balanço positivo

0
Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago na Póvoa de Varzim terminou com balanço positivo

S. Pedro de Rates voltou a ser palco de reflexão sobre as temáticas do Caminho de Santiago.

A terceira edição do Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago, decorrida nos dias 18 e 19 de novembro, cujo tema “Os caminhos do Caminho” trouxe várias dezenas de participantes que fizeram questão de se juntar a esta iniciativa cultural da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, do Centro de Estudos Jacobeos e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Integraram a sessão de abertura do Colóquio o Diretor da Sociedad de Xestion do Camiño, Rafael Sanchez Bargiela, o representante do Porto e Norte de Portugal, Marco Sousa, o Delegado Regional da Cultura do Norte, Manuel Ponte, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, a Vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Lucinda Delgado, o Reverendo Pároco Manuel de Sá Ribeiro, Arcipreste de Vila do Conde/Póvoa de Varzim e Paulo João Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Rates.

O Vice Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim destacou a importância desta iniciativa na promoção e desenvolvimento dos caminhos de peregrinação, sublinhando que o verdadeiro espírito da peregrinação se deve sobrepor aos interesses económicos decorrentes deste fenómeno.

Paulo João Silva referiu o Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago como uma das várias iniciativas, de âmbito cultural, integradas na estratégia de promoção e desenvolvimento da Vila de Rates e que reflete o caminho traçado pelo executivo da Junta de Freguesia que visa a consolidação do posicionamento de S. Pedro de Rates no panorama turístico e cultural do município e da região.

Veja a fotogaleria.

A elevada qualidade dos conferencistas e os conhecimentos e abordagens trazidas à discussão, traduziram-se em dois dias de verdadeira elevação cultural, onde foram tratados assuntos como “A pré-História da descoberta do túmulo de Santiago”, por Arlindo Cunha, da Universidade Católica Portuguesa – Polo Porto; “Turismo Cultural como fator de desenvolvimento regional”, por Eduardo Gonçalves, do Instituto Universitário da Maia; “Caminhos de Santiago por Terras de Basto: os Caminhos do Médio Tâmega “, por Emanuel Guimarães, do Ecomuseu de Ribeira de Pene; “A Geodiversidade do Caminho Português de Santiago”, por Sérgio Amaro Basto, Mestre em Património Geológico e Geoconservação; “Património e Tradições nos Caminhos de Santiago”, por Fernando Capela Miguel, Professor de Património e Turismo; “O Património Gastronómico no Caminho Português”, por Xosé Leira Lopez e Pedro Abeal Sousa, ambos da Universidade da Corunha; “Portugal e as lendas Jacobeas Medievais”, por Ramon Izquierdo Perrin, da Universidade da Corunha, entre muitos outros.

Certo é que, o Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago, traz em cada edição, temas de interesse transversal, quer para peregrinos, hospitaleiros, entidades ligadas ao turismo e à cultura, indivíduos que se dedicam ao estudo, quer da identidade de cada localidade, quer das dinâmicas culturais, espirituais e sociais e económicas decorrentes da peregrinação e de Santiago de Compostela.

A avaliação desta edição do Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago é seguramente muito positiva e o tema da quarta edição está já definido, por sugestão do Presidente da Junta de Freguesia, e será “S. Pedro de Rates, o primeiro discípulo de Santiago”.

Terminados os trabalhos, realizou-se um almoço final de confraternização, representativo da gastronomia de Rates. Veja a fotogaleria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui