
Durante esta semana, o programa Celorico a Mexer promove “magustos de S. Martinho”, uma iniciativa que decorre nos locais de animação do concelho e que procura valorizar uma data que os idosos valorizam particularmente com o tradicional magusto.
“Este programa é sobretudo afeto e alegria e procura dar aos nossos idosos atividades que os façam sentir bem e em família” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “É uma semana dedicada ao S. Martinho com magustos e convívios divertidos em que todos participam” realçou.
A atividade iniciou no dia 15 novembro e termina amanhã, 18 de novembro, durante este período nos locais de animação do concelho os mais de 500 idosos participam e promovem os “magustos de S. Martinho”. “Esta atividade é muito acarinhada pelos idosos pela diversão e convívio que proporcionada. São os nossos idosos que trazem as castanhas, que fazem a fogueira e que convivem enquanto degustam daquele fruto da época” palavras de Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços de Ação Social e Saúde do Município. “E já estamos a preparar os Coros de Natal e outras atividades alusivas ao Natal” disse.
Em Caçarilhe, um dos locais de animação, juntaram-se dois grupos a celebrar o S. Martinho. “É um convívio muito agradável entre Caçarilhe e o Rego, somos dois grupos que gostamos de conviver nestas pequenas atividades. Eu celebro sempre o S. Martinho e “com três castanhas, faço um magustinho” disse Adelaide Teixeira, idosa do programa.
Terminada a semana de magustos os idosos vão centrar-se na preparação dos Coros de Natal, uma iniciativa que mostra as melhores canções de Natal, um espetáculo aberto ao público celebrado em pleno mês de dezembro.