«Portugal, na Europa e no Mundo» é a próxima Conferência de Arouca com Francisco Seixas da Costa

Date:

A nossa posição no mundo é hoje condicionada por vários fatores, como a demografia, as migrações, os recursos económicos, a economia, os blocos estratégicos mundiais, a globalização, a paz e a guerra, etc. Profundo conhecedor destas temáticas, o Embaixador Francisco Seixas da Costa é o próximo convidado das Conferências de Arouca, tendo como mote «Portugal, na Europa e no Mundo», no próximo dia 19 de novembro, às 15:00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Tendo ocasionalmente exercido funções governamentais como Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (1995-2001), Francisco Seixas da Costa é um dos nossos mais brilhantes diplomatas.

Foi embaixador junto das Nações Unidas em Nova Iorque (2001-2002), onde desempenhou os cargos de vice-presidente do Conselho Económico e Social – ECOSOC (2001), de presidente da Comissão de Economia e Finanças da 56.ª Assembleia Geral (2001), de vice-presidente da 57.ª Assembleia Geral (2002), tendo integrado, a convite do secretário-geral, Kofi Annan, o board do UNFIP – United Nations Fund for International Partnerships (2001-2002).

Foi embaixador junto da Organização para a Segurança Cooperação na Europa (2002-2004), durante a presidência portuguesa da organização, tendo então presidido ao respetivo Conselho Permanente (2002).

Entre 2005 e 2009, foi embaixador de Portugal no Brasil e, entre 2009 e 2013, foi embaixador em França.

A partir de 2012, foi nomeado, cumulativamente, como embaixador representante permanente junto da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e junto da União Latina, também em Paris.

De 1 de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, dirigiu o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

Para além deste percurso profissional, vale a pena sabermos que o Embaixador Seixas da Costa é um interessantíssimo contador de estórias que não nos cansamos de ler ou ouvir (ver blog «duas ou três coisas»). Para além dos saberes, conhecer os seus sabores é um prazer que não tem fim (ver o blog «ponto come»).

Irá comentar e moderar a conferência Joaquim Soares dos Reis Brandão, também ele com um rico passado de experiência diplomática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...