Exposição ‘Efabulação dos sentidos’ na Casa da Cultura de Melgaço

Date:

A Casa da Cultura tem patente uma nova mostra de arte: até 30 de novembro é possível observar a exposição de quadros ‘Efabulação dos sentidos’ , da melgacense Júlia Fernandes. A mostra pode ser visitada durante o horário do espaço, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (segunda a sexta-feira), e aos sábados das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

A exposição, de entrada livre, é um exercício destinado a efabular os sentidos. Cada quadro é ‘a vastidão e intimidade da minha memória, das ideias, concretas ou imaginadas, do sonho da criação para celebrar a vida. É nessa procura de celebração que a forte impressão do movimento perpassa os planos e a geometria da realidade. A técnica da mancha e a leitura dos seus contornos, a construção das personagens, através da utilização de um cromatismo diferenciado, fazem o caráter gráfico da composição, emoldurada por uma miríade de sentimentos transversais e dicotómicos expressos através da paisagem ou, principalmente, da mulher, assumindo uma leitura de ambiguidade sensorial endógena. É também num registo bruto de pincelada rápida, que procuro a desmontagem da representação figurativa para impor sobre ela a emoção de instantes incertos do bailado treinado das minhas mãos, que me expõem na nudez mais simples da minha força poética e semântica, ao procurar traduzir a paisagem e a presença da “minha gente” em mim.’, salienta a melgacense.

 

Sobre a autora

Júlia Fernandes nasceu em 1961, na freguesia de Paços, concelho de Melgaço. É autodidata na área da pintura e iniciou o seu percurso artístico em 1996.

Em 2004 frequentou o curso livre de pintura, orientado pelo professor Carlos Dias, na Cooperativa Árvore – Porto e o curso de técnicas de pintura orientado pela professora Paula Soares, no Museu Soares dos Reis – Porto.

Entende a pintura como um lugar de encontro, onde ocorrem metamorfoses de emoções e perceções, que emergem do que observa e sente e a memória (re) cria. A pintura e as palavras são para a artista os sentidos da vida materializados em ideias inscritas em diversos suportes, num tempo de ninguém.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...